A onda de frio deve permanecer no Espírito Santo pelo menos até o próximo domingo. A previsão foi feita à Rede TC de Comunicações pelo coordenador de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos. O meteorologista reforça que a expectativa era de registrar uma das menores temperaturas do ano em praticamente todo Estado na madrugada desta quinta-feira (19).

Nesta quarta (18), o Incaper atualizou o Aviso Meteorológico Especial devido às condições meteorológicas favoráveis para ocorrência de declínio acentuado de temperatura. Segundo o Instituto, o avanço de uma massa de ar polar pode resultar em temperaturas mínimas de até 5°C inferiores à média climatológica para o mês de maio. O aviso tem validade até sábado. Durante esse período, as condições são favoráveis para o risco de formação de geada na vegetação, principalmente nas áreas mais elevadas do Estado.

O meteorologista Hugo explica que a queda brusca de temperatura gerou alertas também do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Essa primeira onda de frio que está passando pelo Brasil, aqui no Espírito Santo começa afetar, digamos assim, a partir desta quinta-feira e até, no mais tardar, domingo. Deve manter as temperaturas baixas no Estado. A partir de segunda-feira ou terça, devido o afastamento dessa massa de ar polar, as temperaturas começam a subir gradativamente” – destaca.

No entanto, Hugo Ramos destaca que, mesmo que as temperaturas subam um pouco após a onda de frio, elas não devem chegar em patamares típicos de Verão.

 

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here