sábado, setembro 14, 2024
InícioCidadesMestrado Profissional em Saúde Coletiva inicia no Ceunes com turma de 12...

Mestrado Profissional em Saúde Coletiva inicia no Ceunes com turma de 12 alunos

-

Está aberto no Centro Universitário de Norte do Espírito Santo (Ceunes) o Curso de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva. A aula magna foi ministrada pela secretária nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Leonor Noia Maciel, na sexta-feira (30), no auditório central do Ceunes.

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde Coletiva, Susana Bubach explica que a recepção aos ingressantes do curso de Mestrado foi realizada no dia 22 de agosto, mas somente com os 12 alunos ingressantes da primeira turma.

Já na sexta-feira aconteceu a abertura oficial com a presença do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, o pró-reitor de Pesquisa e Graduação, Valdemar Lacerda Júnior, o diretor do Ceunes, Luiz Antônio Fávero Filho, da coordenadora Susana Bubach, o do representante da Fapes, professor Celso Alberto Saibel Santos.

Na sequência aconteceu aula magna com Ethel Maciel. Ela abordou o tema Reflexões acerca das potencialidades do mestrado profissional em saúde coletiva para o desenvolvimento loco regional. Ainda constou na programação mesa redonda e outras palestras durante o dia.

Susana Bubach detalha que, para se candidatar ao Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, os interessados precisavam estar vinculados ao serviço de saúde. “Então, todos estão vinculados a algum serviço aqui em São Mateus”, reforça. Os mestrandos passaram por um processo seletivo que incluiu prova escrita, entrevista e análise de currículo.

O curso é de dois anos para apresentar a dissertação de mestrado e um produto. “Eles precisam gerar um produto, que tem que ser uma intervenção no serviço de saúde”, detalha.

 

PALESTRANTES

A programação de abertura do Curso de Mestrado teve também palestras com a professora Lorena Barros Furieri (coordenadora de Mestrado em Enfermagem da Ufes, em Vitória), Débora de Araújo Ramos (coordenadora de Enfermagem no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, o Hucam), professor Wagner dos Santos (diretor de Pós-Graduação da Ufes), professor Thiago Nascimento do Prado (secretário de Relações Internacionais da Ufes), professor Anilton Salles Garcia (Diretor de Inovação Tecnológica da Ufes), professor Ednilson Silva Felipe (pró-reitor de Extensão da Ufes) e professor Sérgio Lins de Azevedo Vaz (diretor de Pesquisa da Ufes).

 

“Um avanço para melhoria nos serviços”

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde Coletiva, Susana Bubach avalia que o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva representa um avanço para melhoria nos serviços e acesso de qualidade à saúde pela população.

“Porque os profissionais, eles vão melhorar o conhecimento, e esse conhecimento vai ser empregado no dia a dia do serviço para melhorar alguma questão, algum problema. Então, é um avanço muito grande a gente ter 12 pessoas atuando em serviços diferentes no sentido de melhorar o atendimento e com isso melhora tudo: o acesso, a prestação, o cuidado e assistência” – explica.

 

NOVA TURMA

Susana Bubach adiantou que um novo edital para seleção da segunda turma deve ser aberto no início de 2025 para início no segundo semestre do ano. O programa tem 12 docentes permanentes e dois colaboradores.

 

Foto do destaque: Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível