A pandemia do novo coronavírus foi cruel para a maioria dos estados e municípios brasileiros, com recordes de casos e de mortes. No Espírito Santo não foi diferente. Por exemplo, o mês março teve quase o dobro de casos em relação ao mês de fevereiro. Foram 55.763 casos registrados no mês passado e 27.998 em fevereiro. A quantidade de óbitos teve um aumento de 115,2%, com 1.115 mortes registradas em março e 518 em fevereiro.

No entanto, entre os municípios de maior porte no Estado, São Mateus manteve os menores índices da covid-19 no mês de março. O crescimento na quantidade de casos em relação a fevereiro foi de 39,2% –foram 743 novos casos em fevereiro e 1.034 em março. E em relação ao número de óbitos, houve, inclusive, uma pequena redução de novos registros do mês de fevereiro (16 mortes) para março (15).

Nesta semana, em visita ao Hospital Roberto Silvares para anunciar a implantação de novos leitos para tratamento de covid-19, o governador Renato Casagrande inclusive reconheceu que a pandemia em São Mateus tem uma transmissão um pouco menos intensa que em outros municípios.

Leia também:   Com novos leitos, taxa de ocupação de UTI diminui para 78,95% nesta quarta no Hospital Roberto Silvares

Na noite de ontem, donos de bares, restaurantes e de outros segmentos se reuniram para, entre outros assuntos, cobrarem das autoridades medidas adaptadas à realidade do Município, permitindo a abertura dos estabelecimentos que cumpram todos os protocolos sanitários. Para os empresários, a classificação de risco alto para São Mateus se configura como exagerada diante dos indicadores disponíveis no Painel Covid-19 do próprio Governo do Estado.

MENORES TAXAS

Levando em consideração os dados divulgados pelo Governo do Estado, São Mateus possui as menores taxas de contaminação e de óbitos do Espírito Santo dentre os municípios com população superior a 100 mil habitantes.

Segundo os dados do Painel Covid-19, 6,3% da população mateense –de um total de 133 mil habitantes– tiveram contato com o novo coronavírus até 31 de março. Esse índice estava em 5,4% em fevereiro, ou seja, houve um aumento de 0,9%, enquanto que no Estado aumentou em 1,7% –passou de 8,0% em fevereiro para 9,7% em março.

Leia também:   Sesa registra morte por covid-19 de morador do Bairro Santo Antônio

A mortalidade em São Mateus chegou a 0,13% da população em março. Um aumento de 0,01% em relação a fevereiro. No Espírito Santo, a mortalidade subiu de 0,16% da população em fevereiro para 0,19% em março.

São Mateus fechou o mês de março com 2,2% de todos os casos confirmados de infecção no Espírito Santo, o mesmo percentual observado em fevereiro.

 

OUTROS MUNICÍPIOS

Municípios com população próxima a de São Mateus, por exemplo, Aracruz, Linhares, Colatina e Guarapari, têm índices piores. Com 123 mil habitantes, Colatina chegou a 13,8% da população positivada com o novo coronavírus e já perdeu 0,21% dos habitantes para a doença. Em fevereiro, 12% da população estava contaminada e 0,18% havia perdido a vida para a doença.

Linhares, com 177 mil habitantes, tem 10,9% da população contaminada e 0,15% morta pela covid-19 –em fevereiro esses índices eram 9% e 0,12%, respectivamente.

Aracruz, com uma população menor que a de São Mateus, de 103 mil habitantes, tem 11,5% de positivados e mortalidade de 0,16%. No mês anterior eram 10,4% da população contaminada e 0,13% de mortos.

Leia também:   PM detém dois e apreende submetralhadora, maconha, cocaína e crack em Guriri

Já Guarapari, que tem 127 mil moradores, teve 8,9% da população em contato com o vírus e 0,20% morreram no mês de março. Os índices em fevereiro eram de 7,4% e 0,18%, respectivamente.

ATENÇÃO!

Importante reforçar que, mesmo que os índices da covid-19 sejam menores em São Mateus, é preciso que a população mantenha os cuidados em relação à doença, como usar máscaras em locais públicos, higienizar as mãos com água e sabão e álcool 70%, além de manter o distanciamento social e evitar aglomerações. A participação de toda a população é fundamental para que dias melhores possam chegar.

A Rede TC de Comunicações se solidariza com todos aqueles que perderam entes queridos nesta pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here