O Estado contempla 1.985 pequenas empresas no comércio de artigos e de alimentos para animais de estimação e 648 pequenas empresas no ramo de higiene e embelezamento de animais domésticos, de acordo com o Sebrae-ES. “O mercado dos pets tem crescido cada vez mais ao longo dos últimos anos, fazendo com que os cuidados com saúde, alimentação e higiene também cresçam, assim como a procura por vestuário, brinquedos e acessórios”, afirma.

Foto: Reprodução

Ainda segundo o Sebrae, essa grande diversidade de produtos e serviços relacionados aos animais de estimação tem gerado o constante crescimento do setor. Além disso, segundo pesquisa realizada em 2018 pelo IBGE, o Brasil possui mais de 132 milhões de animais de estimação, ocupando a segunda posição mundial.

“No Espírito Santo, durante o período de fevereiro de 2019 a janeiro de 2020, o ramo teve um crescimento de 8%. O município de Vila Velha lidera o ranking estadual com 478 pet shops, seguido por Serra, com 423, Cariacica, com 304 e Vitória, com 203” – detalha.

Mesmo com o aumento do mercado é preciso buscar artifícios para manter a qualidade do negócio. O Sebrae orienta os empreendedores que desejam atuar neste segmento, que precisam ter em mente algumas coisas primordiais.

“A dedicação e o amor por este trabalho são os melhores aliados. Neste ramo os clientes são conquistados pelo carinho e dedicação que os pets shops oferecem aos seus companheiros, sejam eles de pelo, penas ou escamas. Importante também se atentar às exigências das regulamentações referentes a instalação de lojas de animais pois, dependendo dos serviços e produtos oferecidos, é exigido um médico veterinário, com responsável técnico no estabelecimento” – complementa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here