Médicos e enfermeiros de unidades básicas de saúde de São Mateus participam de treinamento de intubação orotraqueal. A preparação para possíveis atendimentos em casos do novo coronavírus acontece no Laboratório de Semiologia e Semiotécnica da Faculdade Vale do Cricaré (FVC). Os profissionais foram divididos em quatro grupos, sendo dois nesta quarta-feira (1°) e dois na quinta-feira (2), em turmas matutina (8h) e vespertina (13h).

A atividade é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Faculdade Vale do Cricaré (FVC), conforme relatou Dayana Seibert, coordenadora do Curso de Enfermagem da instituição de ensino superior.

O treinamento será realizado no Laboratório de Semiologia e Semiotécnica da Faculdade Vale do Cricaré (FVC). Foto: Divulgação

O treinamento terá três momentos. Dayana relata que o primeiro será aplicado pelos médicos Magdo Rogério (da rede municipal de Saúde) e Emerson Guilherme Spinasse (hospitais Meridional e Roberto Silvares), sobre intubação orotraqueal. No segundo momento, os enfermeiros e professores da FVC Murilo Soares e Milânia Caran falarão sobre paramentação de profissionais de saúde no atendimento de pacientes com suspeita ou caso confirmado de covid-19.

O terceiro momento será com a enfermeira e professora da FVC Angelina Rafaela, sobre cuidados de enfermagem na intubação de pacientes. A coordenadora do Curso de Enfermagem explica que a FVC participa do treinamento cedendo estrutura física, equipamentos e profissionais.

INTUBAÇÃO OROTRAQUEAL

Conforme relatou Dayana Seibert, a intubação orotraqueal é uma maneira eficaz de se garantir uma via aérea definitiva, sobretudo em pacientes instáveis que perdem a função de respiração. O procedimento consiste na colocação de um tubo dentro da via aérea, através da via aérea superior do paciente (boca, laringe e traqueia), utilizando um laringoscópio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here