Falecido na madrugada desta quinta-feira (14), Max Mauro foi eleito governador do Espírito Santo em 1986, sucedendo a José Moraes, que havia assumido o comando do estado naquele ano, depois da renúncia de Gerson Camata para se candidatar ao Senado Federal. O Diretor Geral da TC, jornalista Márcio Castro, afirma que a principal realização de Max Mauro em São Mateus foi a conclusão do Hospital Roberto Silvares. O prédio havia sido construído no período do governador Eurico Rezende e permaneceu por quase oito anos sem funcionamento.
Depois de muitas reportagens da Tribuna do Cricaré cobrando a abertura e funcionamento do hospital, foi o governador Max Mauro que determinou a realização de concurso público para contratação de médicos e demais servidores para, em seguida, fazer a inauguração do Hospital Roberto Silvares, junto com o então secretário estadual de Saúde, Nílton Baiano, e o prefeito da época, Pedro dos Santos Alves.
Depois da abertura do Hospital Roberto Silvares, o atendimento à saúde no Norte capixaba mudou de patamar, consolidando a polarização regional exercida por São Mateus em serviços de saúde. O número de médicos e outros profissionais de saúde exercendo suas atividades no município se multiplicou, estimulando inclusive a abertura de muitas clínicas privadas de diagnóstico em São Mateus.
LEIA TAMBÉM: Ex-governador Max Mauro morre em Vitória
Foto: TC Digital