Frequentes roubos e assaltos, e depredação de patrimônio, estão deixando mateenses apreensivos. Com os recentes ataques registrados no Centro, os moradores clamam por mais segurança, principalmente na madrugada. Usuários dos serviços de saúde entraram em contato com a Rede TC para relatar constantes assaltos no local de embarque de pacientes que necessitam de atendimento em outras cidades capixabas, que é feito na rodoviária da Viação São Gabriel.

Há exatamente um ano, a TC publicou reportagem em que a usuária Margarida Ribeiro relatava o problema. De lá para cá, segundo ela, apesar de ter sido colocado um vigia noturno no local e os banheiros serem liberados, os ataques continuaram. De acordo com o relato de Margarida, os embarques ocorrem por volta das 3h e o local é de pouca movimentação de pessoas na madrugada.

Outra entrevistada, que pediu para não ter o nome divulgado, afirma que os assaltos acontecem no trajeto entre a casa do usuário e o local de embarque, ou no local, entre meia-noite e 3h, quando os usuários precisam ficar aguardando a chegada do ônibus. Ela frisou que recentemente estão acontecendo ataques a acompanhantes de pacientes, que no retorno para casa são assaltados.

Leia também:   Famílias organizadas pelo MST ocupam fazenda onde funcionou fábrica da Inquinor em São Mateus

Segundo outra usuária, o acompanhante de um paciente teve o veículo roubado por três homens armados na madrugada de quarta-feira. E na madrugada de sexta-feira, houve uma tentativa de assalto a pessoas que aguardavam o ônibus. Ela disse que quatro bandidos armados participaram da ação, que só não foi concretizada porque o alarme do lugar disparou, espantando os criminosos. “Tinha muita gente assustada, escondida dentro de um banheiro. Uma senhora não conseguiu viajar porque ficou muito abalada” – relatou a mulher, que é acompanhante de pacientes e viaja entre duas e três vezes na semana para a Grande Vitória.

Outra situação relatada por usuários é que alguns taxistas têm medo de entrar em determinados bairros de madrugada por conta de assaltos e, então, os usuários acabam por terem que sair de casa mais cedo para pegar o ônibus e viram presas fáceis dos bandidos.

PROPOSTAS

Uma alternativa para tentar cessar os ataques aos usuários da saúde apresentadas pelas entrevistadas é mudar o local de embarque. As sugestões incluem levar o embarque dos pacientes para defronte ao Batalhão da Polícia Militar, na Avenida João XXIII, no Bairro Boa Vista, ou na Praça da Rodoviária, no Centro. Outro local apontado é o pátio do Hospital Roberto Silvares.

Leia também:   Dom Aldo continua internado em São Mateus

PM E PREFEITURA

A TC buscou contato por telefone com o secretário de Saúde, Henrique Folador, para que pudesse comentar o pedido dos usuários sobre a mudança no local de embarque de pacientes, porém ele não atendeu às ligações. Comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, o tenente Scárdua disse que não poderia atender a Reportagem na tarde desta segunda-feira por questões pessoais, mas que falará sobre o assunto na manhã desta terça (16).

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here