Por
Tatiana Milanez
Repórter
A professora e escritora mateense, Edeny Dena Gomes Furini, conhecida como Tia Dena, lança nesta semana sua nova obra intitulada Travessia: uma professora em sua errância por/de 40 anos. Segundo a autora, dois eventos de lançamento estão previstos para São Mateus, na Escola Conhecer e na Escola Egídio Bordoni, na quinta-feira (6) e no sábado (8), respectivamente.
Em entrevista à Rede TC de Comunicações, Tia Dena afirma que a obra aborda seu trabalho ao longo de 40 anos dedicados à Educação em São Mateus. “Falo dos lugares que me fizeram viver uma experiência amorosa com as crianças, adolescentes e adultos. Falo desse meu trajeto, meu relacionamento de amor com a educação de uma forma bem leve” – salienta.

Foto: Divulgação
A pedagoga destaca que um dos pontos altos do livro é a narrativa de quando sua história com a Educação começou. “Não fui eu que escolhi essa profissão, a profissão que me encontrou e sempre fiz tudo de uma forma em que eu pudesse ser bem-sucedida na minha caminhada. Comecei como estagiária em 1983. Sempre procurei ser na escola a professora que eu gostaria que os meus filhos tivessem. Isso tudo está narrado no livro de forma bem leve” – detalha.
Tia Dena salienta que a programação de lançamento do livro nesta semana terá roda de conversa, leitura de partes da obra e debates sobre os desafios da Educação em São Mateus. Na quinta, a atividade inicia às 18h. Já no sábado, às 16h. A autora afirma que fará um lançamento da obra também em Vitória, na Livraria Domus Brasilis, no dia 28, às 17h.
“Acordo e durmo pensando na Educação”, justifica autora sobre motivação para a obra
A escritora Edeny Dena Gomes Furini, a Tia Dena, detalha que a motivação para produzir o livro Travessia: uma professora em sua errância por/de 40 anos surgiu a partir do desejo de transmitir às pessoas a postura que adotou diante da educação e da vida: “Eu fui contagiada pelo ambiente, envolvida pela Educação e isso se transformou num amor imenso, que eu cheguei a dizer que era como se fosse o meu primeiro amor, porque eu acordava e dormia pensando na Educação. Aliás, acordo e durmo pensando na Educação, mesmo que esteja fora dela” – enfatiza.
Foto do destaque: Divulgação







