quinta-feira, janeiro 23, 2025
InícioEsportesMateense é convocada pela primeira vez para a Seleção Brasileira de Ginástica...

Mateense é convocada pela primeira vez para a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica

-

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) convocou a Seleção Brasileira Juvenil de Ginástica Rítmica Conjunto. A única capixaba convocada nesta categoria é a mateense Amanda Silvares dos Santos Manente, de 13 anos. Natural de São Mateus, atualmente a atleta reside com a mãe em Vitória, mas a partir da primeira semana de janeiro terá de se mudar para Aracaju, capital do Sergipe, onde fica localizada a base permanente da Seleção Brasileira.

A convocação foi anunciada no domingo (22) como um presente antecipado de Natal para a mateense. Além da capixaba Amanda, foram convocadas as atletas Alice Neves Medeiros (Pernambuco), Andrielly Letícia Cichovicz (Santa Catarina), Clara Beatriz Vaz (Bahia), Julia Anny Colere da Cruz (Paraná), Letícia Rosa (Santa Catarina), Leona Thaise Oliveira Granja Torres (Sergipe) e Maria Luiza Albuquerque Arena (Alagoas).

“Fiquei muito feliz porque, indo para a Seleção Brasileira, é meio caminho andado para conseguir ir para a Olímpiada”, disse Amanda em entrevista à Rede TC de Comunicações na tarde desta terça-feira (24).

Ela explica que para os Jogos Olímpicos são convocadas atletas da categoria adulta. No entanto, já fazer parte da Seleção no juvenil e disputar o Mundial da categoria é um grande passo.

Para ser convocada, Amanda detalha que a comissão técnica da Seleção analisa a participação individual das atletas nos campeonatos brasileiros e sul-americanos, além de um período de estágio que acontece no fim do ano. A mateense esteve em Aracaju neste mês de dezembro onde participou de treinamentos entre os dias 9 e 17.

Amanda relata que viaja novamente para Aracaju na primeira semana de janeiro onde se integrará à Seleção Brasileira. Conforme disse, em 2025 ela disputa o Mundial Juvenil, na Bulgária, além do Pan-Americano Júnior, na Colômbia, pela Seleção.

 

ANO DE CONQUISTAS

 O ano de 2024 foi de conquistas para a mateense Amanda Manente, que terminou coroado com a convocação para a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. No Campeonato Brasileiro, ela ficou com a medalha de prata no geral e de ouro no exercício com bola. Nos Jogos da Juventude –competição nacional de estudantes–, conquistou medalha de prata na maça e de bronze na bola.

A mateense também disputou a Copa Sul-Americana e ficou com medalha de ouro na bola e na maça. Ainda disputou o Campeonato Brasileiro de Conjunto de duplas e trios, ficando com medalha de prata no geral, na maça e no arco. No Campeonato Sul-Americano, ficou com medalha de ouro no geral, de bronze no arco, prata na maça e bronze na fita.

 

ADULTO

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) também convocou as ginastas para a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto na categoria adulto. Dentre elas está outra capixaba, Sofia Madeira Pereira.

A lista com 13 nomes tem ainda Ana Luiza Franceschi de Souza (Santa Catarina), Bárbara Vitória Urquiza Galvão (Alagoas), Keila Vitoria Lima de Souza Santos (Bahia), Lavinia Rocha Silvério (Minas Gerais), Maria Eduarda de Almeida Arakaki (Alagoas), Maria Fernanda Lucio Moraes (Rio de Janeiro), Maria Paula Pereira Caminha (Bahia), Mariana Vitória Gonçalves Pinto (Paraná), Marianne Giovacchini dos Santos (São Paulo), Nicole Pircio Nunes Duarte (Paraná), Rhayane Vitoria Ferreira Brum (Paraná) e Victória Anderson Santana Borges (Sergipe).

“As ginastas que já faziam parte da Seleção também vêm sendo avaliadas ao longo dos anos. Somando as 16 ginastas convidadas com as 12 atletas que formavam a Seleção no ciclo Paris, temos 28. Após uma série de avaliações físicas, técnicas e psicológicas, chegamos a um grupo de 13, que consideramos as mais aptas para o ciclo Los Angeles” – declarou Camila Ferezin, treinadora da Seleção Brasileira, sobre a categoria adulta, em nota da CBG.

 

Foto do destaque: Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível