terça-feira, dezembro 10, 2024
InícioCidadesMateense Daniel Souza Bergamin será ordenado padre no sábado na Catedral

Mateense Daniel Souza Bergamin será ordenado padre no sábado na Catedral

-

“O sentimento é de alegria”. A declaração é do diácono Daniel Sousa Bergamin, 27 anos, que será ordenado padre neste sábado (23), às 16h, na Catedral Diocesana de São Mateus. O mateense, filho de Milton Carlos Bergamin e Rita de Cássia Almeida de Sousa e irmão de Victor e Arthur, receberá o sacerdócio pela imposição das mãos do bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó. “Coração alegre por estar vivendo esse momento em vista de um discernimento que foi feito nesses últimos anos. É grande a expectativa de estar a serviço” – frisa.

Daniel entrou no seminário em 2016 e finalizou essa fase da preparação para o sacerdócio no ano passado. Neste ano ele foi ordenado diácono no dia 22 de junho. Após a ordenação diaconal seguiu para servir em Pedro Canário, onde faz estágio.

Segundo Daniel, a primeira missa presidida por ele após a ordenação será realizada no Mosteiro da Virgem de Guadalupe, às 8h de domingo (24). “No mesmo dia vou presidir outra missa, às 18h, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, em Pedro Canário, que é onde estou em missão” – enfatiza.

Leia também:   Rodrigo Peterle destaca papel de contribuir na organização e controle da gestão em São Mateus

De acordo com Daniel, em 2025 ele trabalhará na Paróquia de São Marcos, em Nova Venécia.

Daniel Sousa Bergamin é mateense e será ordenado padre na Catedral de São Mateus.
Foto: Divulgação

Chamado e vocação

O Mosteiro da Virgem de Guadalupe faz parte da Congregação Beneditina do Brasil e está vinculado à Diocese de São Mateus. Fundado em 1994 –quando Dom Aldo Gerna estava como bispo de São Mateus–, completou 30 anos no dia 27 de fevereiro de 2024, momento em que a madre Vera Lúcia lembrou as palavras do bispo, hoje emérito, sobre o que desejava para o mosteiro. “Dom Aldo idealizou o mosteiro porque queria uma casa de oração, uma casa que estivesse como uma retaguarda de oração para a missão” – disse a madre na ocasião.

Parece que o desejo de Dom Aldo ao fazer o pedido da instalação do mosteiro em São Mateus à madre Eugênia Teixeira, na época abadessa do Mosteiro da Virgem, em Petrópolis (RJ), deu frutos. No entendimento de Daniel, o chamado para a vocação aconteceu justamente por estar em missão, servindo e em oração no Mosteiro.

Leia também:   Espírito natalino é estimulado nas vozes de estudantes de São Mateus

“O desejo pela vocação sacerdotal para mim foi por estar servindo no Mosteiro da Virgem de Guadalupe nas missas. Antes de entrar para o seminário eu servia no mosteiro das irmãs beneditinas como coroinha. Surgiu o desejo para a vocação servindo ao altar e escutando a palavra do senhor na santa missa” – afirma o diácono.

Foto do destaque: Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível