Em nota emitida na noite desta quarta-feira (20), a Marinha do Brasil afirmou que o Espírito Santo está com as praias limpas, ou seja, sem vestígios dos fragmentos de óleo que atingiram o litoral capixaba nos últimos dias. De acordo com a nota, apresentada pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), “no momento, a grande maioria das praias oleadas apresentam pequenos fragmentos”.

A Marinha informa ainda que as seguintes localidades no Nordeste permanecem com vestígios de óleo, com ações de limpeza em andamento: Araioses e Tutóia, no Maranhão; Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba, no Piauí; Fortaleza, no Ceará; Nisia Floresta, no Rio Grande do Norte; Marcação, na Paraíba; Tamandaré, em Pernambuco; Maragogi e Coruripe, em Alagoas; Estância, em Sergipe; Unalha de Comandatuba e Jandaíra, na Bahia.

A atualização das localidades atingidas feita pelo Ibama também na noite desta quarta-feira indica que fragmentos de óleo foram confirmados até a Praia Costa Bela, no litoral de Aracruz. A análise do óleo encontrado na Praia de Camburi, em Vitória, no dia 15, feito pela Marinha, descartou que a origem do material seja a mesma da substância encontrada no Nordeste.

Porém, a Marinha confirmou que amostras encontradas em Jacaraípe, na Serra, também na sexta-feira, e na praia de Interlagos, em Vila Velha, no sábado (16), são da mesma substância que atingiu as praias do Nordeste. Apesar da confirmação, na lista de praias atingidas confirmadas pelo Ibama contam apenas as dos municípios de Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here