São Mateus – Por meio da Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), o Governo do Espírito Santo repassará R$ 26,3 milhões para a Prefeitura de São Mateus executar obras de macrodrenagem e intervenções urbanísticas no entorno do córrego do Bairro Vila Nova. O convênio 005/20026 foi publicado oficialmente no dia 5 de março.
O prefeito Marcus Batista esteve no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, agradecendo o vice-governador Ricardo Ferraço. Ele comemorou a conquista, reforçando que o investimento “é fruto de uma gestão focada em resultados”. Segundo o prefeito, o Governo do Estado tem dado muitos acenos positivos para São Mateus. “Hoje é dia de agradecer por esse recurso que vai mudar a face do Bairro Vila Nova e trazer a dignidade que o nosso povo merece” – pontua.
O vice-governador Ricardo Ferraço também demonstrou entusiasmo com o repasse. “Estamos com o convênio assinado e publicado. São obras que preveem a ampliação da rede de drenagem para dar segurança definitiva às famílias que sofrem com alagamentos”.
As recentes chuvas fortes que caíram em São Mateus deixaram duas famílias desalojadas na região devido o avanço das águas de enxurrada e à falta de infraestrutura adequada na localidade.

Plano inclui ampliação da rede de drenagem
São Mateus – Conforme a Prefeitura, o projeto vai além das obras para facilitar o escoamento de água na região. “O plano de intervenção inclui a ampliação da rede de drenagem, com construção de galerias de grande porte para suportar o volume de águas pluviais, além de melhorias no entorno com pavimentação e intervenções que visam integrar a área ao tecido urbano de forma segura e estética”.
Com o convênio, a Prefeitura frisa que a expectativa é que os processos licitatórios sigam o cronograma para que as máquinas comecem a operar o quanto antes, “transformando o canteiro de obras em esperança renovada para os moradores de São Mateus”.
SAÚDE PÚBLICA
Segundo a Prefeitura, a obra tem impacto positivo na saúde pública. “A eliminação de águas paradas e esgoto a céu aberto reduzirá drasticamente a incidência de doenças de veiculação hídrica na região”, sustenta.







