Formação continuada e valorização para profissionais de saúde são algumas das propostas apresentadas pelo candidato a prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra. Em entrevista à Rede TC de Comunicações, o candidato disse que o setor “precisa melhorar muito, a começar pela valorização dos servidores”.

Segundo ele, é preciso humanizar o atendimento na saúde no Município. “Fazendo isso, preparando, treinando nossos servidores para que eles possam também se sentirem bem para dar uma resposta muito bacana, positiva para os nossos munícipes. Tenho certeza que o nosso governo, se formos eleitos, trabalhará bastante a valorização dos nossos servidores municipais” – enfatiza.

Outra proposta para a saúde apresentada por Marcos Guerra, que tem como candidato a vice-prefeito Elder Sossai, é a ampliação dos serviços de saúde no Município, citando como exemplo a farmácia básica. Ele afirma que o objetivo é abrir a farmácia todos os dias para atendimento, inclusive nos finais de semana e feriados.

“Além disso, vamos ampliar e melhorar as instalações da UMI [Unidade Mista de Internação], que estão bastante deterioradas. Estive conversando com uma profissional da saúde e ela me relatou que as condições são bastante precárias. É preciso que haja uma ampliação. Tem a questão de iluminação, equipamentos que precisam melhorar para que os profissionais possam ter condições de atender bem aos pacientes” – afirma.

Leia também:   Adolescente que confessou assassinato de mulher é morto a tiros em Água Doce do Norte

Marcos Guerra diz ainda que pretende melhorar e ampliar o atendimento nos postos de saúde, nos pontos de apoio à saúde, valorizar também os profissionais das equipes de saúde da família, disponibilizar transporte para pacientes de comunidades distantes do centro de Jaguaré, fortalecer as parcerias com o Governo do Estado para aumentar a oferta de exames e atendimentos especializados e valorizar a atenção primária.

Candidato defende ortopedista e outras especialidades no Município

Outra proposta apresentada pelo candidato a prefeito Marcos Guerra é oferecer atendimento médico especializado em Jaguaré. Ele citou como exemplo a área da ortopedia, enfatizando que atualmente, para atendimento a qualquer tipo de fratura, o paciente deve se deslocar até São Mateus ou outros municípios vizinhos.

Para isso, diz que pretende propor a formação de uma espécie de consórcio entre Município e Estado. “A gente vai buscar isso junto ao Governo do Estado para ver a viabilidade, porque tudo tem custo. As coisas não são fáceis, mas a gente vai trabalhar muito para atender as pessoas mais próximas de sua casa. Temos que trazer os benefícios para perto das pessoas”.

Leia também:   Operação conjunta contra o tráfico cumpre mandados em Nova Venécia

Marcos Guerra frisa ainda que é preciso investir também na realização de exames como raio-X. De acordo com ele, o serviço oferecido pelo Município não funciona ou produz imagem ruim fazendo o paciente buscar o exame no setor privado.

AGENTES DE SAÚDE

Marcos Guerra considera que os agentes comunitários de saúde são o elo entre o município e a saúde das pessoas. “Eles têm acesso às famílias, conhecem os problemas de perto, são profissionais extremamente importantes na prevenção e orientação às famílias. Precisamos valorizar muito esses profissionais, dar formação continuada e apoio”.

De acordo com a proposta do candidato, o Conselho Municipal de Saúde deve ser fortalecido com mais participação popular para o efetivo controle dos gastos e com total autonomia para atuar com transparência.

Marcos falou também em fortalecimento da Agência Municipal de Agendamento, acreditando que possa haver aumento da demanda na área da saúde no pós-pandemia com sobrecarga de exames e consultas. “Precisamos estar preparados”.

VACINAÇÃO CONTRA COVID

O candidato Marcos Guerra afirma que, se eleito, pretende dar atenção especial para a vacinação contra a covid-19, quando ela estiver disponível aos brasileiros. “Sabemos da necessidade, da urgência. É uma enfermidade ainda pouco conhecida. A gente vê que algumas pessoas contraem esse vírus e quase não tem sintomas, outras são levadas a óbito. Não podemos brincar, temos que ter todo o cuidado, principalmente com as pessoas do grupo de risco, conversar muito com a população sobre isso, orientar para que todos recebam essa vacina. De minha parte, não mediremos esforços para que todas as pessoas recebam essa vacina e fiquem imunizadas”.

Leia também:   Polícia Militar apreende arma e maconha após troca de tiros em São Mateus

Jaguaré já tem mais de 1.000 casos confirmados de covid-19 e 15 mortos –de acordo com dados do Portal Covid-19 do Espírito Santo consultados ontem. Para essas famílias, Marcos Guerra manda o seguinte recado: “Minha mensagem é de solidariedade a essas famílias. Muito triste quando perde um ente querido, principalmente nessa situação. A pessoa não pode velar seu ente querido devido ao risco de contágio. Que Deus possa estar consolando, confortando os familiares. Às pessoas que passam por essa situação e sobrevivem, que possam olhar a vida de forma diferente, de gratidão a Deus. E isso serve para nos alertar. Não podemos brincar com a saúde, com essa doença, precisamos levar muito a sério, temos muitas responsabilidades”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here