Com receita líquida consolidada de R$ 4,197 bilhões, a Marcopolo S.A. obteve crescimento de 45,9% em relação ao ano anterior, quando registrou receita de R$ 2,876 bilhões. “O resultado é reflexo da elevação das vendas no mercado interno, 76,4% maior do que em 2017, aumento de 36,1% nas exportações, que somaram R$ 1,360 bilhão, e também dos negócios no exterior que subiram 16,6% (R$ 921 milhões), em relação ao período anterior” – relata a assessoria do grupo empresarial, em mensagem à Rede TC.

De acordo com o ceo da Marcopolo, Francisco Gomes Neto, o resultado alcançado em 2018 é fruto do trabalho que a empresa vem realizando nos últimos anos com foco em eficiência, competitividade, produtividade, segurança e qualidade. “Para vencermos a crise que atingiu o setor desde 2013, investimos muito para tornar o nosso negócio o mais eficiente possível e, ao mesmo tempo, nos aproximamos ainda mais dos clientes e do mercado, sem descuidar da qualidade e segurança nas linhas de produção”, enfatiza o executivo.

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A produção global consolidada da Marcopolo aumentou 48,3% – 16.103 unidades, em 2018, contra 10.860 unidades no ano anterior. Nas cinco fábricas brasileiras foram produzidas 13.958 unidades contra 8.633, em 2017. “Em 2018, enquanto o mercado brasileiro de ônibus cresceu 40,1%, a Marcopolo ampliou sua produção em 61,7% (13.958 unidades, contra 8.633). As vendas para o mercado interno geraram receitas de R$ 1,916 bilhão, ou 45,6% da receita líquida total, e as exportações, somadas aos negócios no exterior, atingiram a receita de R$ 2,281 bilhões, ou 54,4% do total” – detalha a assessoria.

No mercado interno, o destaque foi o crescimento em todos os segmentos, de urbanos, de micros e rodoviários. “Em urbanos, o aumento foi de 109,2% com 3.583 unidades em 2018, contra 1.713 unidades fabricadas, em 2017, e a participação de mercado saltando para 49,1%, significativo aumento de 18,7 pontos percentuais em relação ao ano anterior (30,4%). Em micros, pulou de 891 unidades, em 2017, para 1.971 unidades, em 2018 (alta de 121,2%) e a demanda foi puxada pelas licitações, tanto de escolares como para projetos especiais, por compras de estados e municípios. O segmento de rodoviários também cresceu e passou de 1.558 para 2.566 unidades (aumento de 64,7%)”.

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A unidade de negócios Volare também cresceu 51,8%, tanto no segmento de varejo como de licitações. Foram produzidas 2.676 unidades, contra 1.781, no ano anterior. Um destaque foi o volume recorde exportado de 522 unidades, contra 362, de 2017. A Marcopolo ainda não informou à TC os resultados da unidade Volare São Mateus.

Caxias do Sul–RS

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