Por
Claudio Caterinque
Repórter
Ao celebrar os 481 anos de colonização do solo mateense, neste domingo, 21 de setembro, o Diretor Geral da Rede TC de Comunicações, jornalista e administrador de empresas Márcio Castro, afirma que o Município “tem história de muitas conquistas”. Ele faz uma análise dessas vitórias que ganharam protagonismo nas páginas da TC ao longo de seus mais de 41 anos de circulação ininterrupta.
E é por esses feitos que ele destaca que o jornal Tribuna do Cricaré ajuda a fortalecer o Município também como polo regional de serviços de comunicação, sendo uma das empresas mais antigas de São Mateus. “Podemos afirmar, sem medo de errar, que a TC é umas das empresas mais antigas em atividade em São Mateus” – reforça, reconhecendo, naturalmente, que existem outras com mais tempo.

Foto: Arquivo TC Digital
“Mas ela [a TC] é, com certeza, uma das mais antigas em termos de atuação ininterrupta dentro do nosso Município. E isso gerando empregos e fortalecendo São Mateus porque é um veículo propagador dos serviços aqui oferecidos. Com nossa pauta comunitária construtivista, sempre tivemos uma abordagem de mostrar as potencialidades que cada uma das áreas realiza dentro de São Mateus”.
Márcio Castro lembra ainda que, desde o início, a TC tem ajudado a mostrar para o Brasil e para o mundo as belezas naturais de São Mateus, dando protagonismo para os balneários de Guriri, Barra Nova e Uruçuquara. Também contribuiu em conquistas importantes para o Município, como as lutas pelo Hospital Roberto Silvares, obras de infraestrutura, como acessos para Barra Nova, Boa Esperança, na BR-381 no local que ficou conhecido como Trecho da Vergonha, pelo Ceunes e, mais recentemente, pelo curso público de Medicina, dentre outras.
Município polo de serviços e produtos
Como um dos municípios mais antigos do Brasil, Márcio Castro destaca que São Mateus tem exercido, ao longo do tempo, a função de município-polo muito forte, oferecendo soluções de serviços e produtos para todo o Norte do Espírito Santo e até mesmo para outros estados. “São serviços especializados na área de comunicação, saúde, educação, engenharia, arquitetura, enfim, são muitas soluções que o Município oferece às pessoas que moram aqui no Norte do Estado ou mesmo no extremo sul da Bahia, no nordeste de Minas Gerais”.
O empresário lembra que São Mateus foi o primeiro município capixaba a ter uma produção economicamente viável de petróleo no Espírito Santo e um dos primeiros produtores de petróleo do Brasil. “A Petrobras, quando se instalou aqui, quando começou as suas atividades de exploração petrolífera, em 1959, ainda era uma companhia relativamente pequena”.
Frisa que, para além do ciclo do petróleo, o Município também possui uma agricultura dinâmica, diversificada, produzindo alimentos e os mais variados produtos de nível empresarial muito qualificado, com exportação ativa, atendendo os principais mercados da Europa, Ásia e América do Norte.
Do acesso por trilhas às estradas
Há 41 anos, no início da década de 1980, quando o jornal Tribuna do Cricaré foi fundado, o Município de São Mateus carecia de muitas obras estruturantes. E uma delas era garantir acesso eficiente e seguro para os seus balneários como parte do processo de incentivar e difundir o turismo na região. Márcio Castro lembra que, neste contexto, o Balneário de Guriri, quando o jornal se instalou, era ainda pouco difundido no Espírito Santo “e muito menos ainda em Minas Gerais”.

Foto: Arquivo TC Digital
Recorda que a TC realizou inúmeros suplementos turísticos com o objetivo de divulgar as belezas naturais, a cultura e os atrativos, não somente de Guriri, mas também de outros balneários como Barra Nova e Uruçuquara, “que são pérolas também do nosso litoral”.
“A propósito, agora estamos vendo a estrada de Barra Nova sendo pavimentada, o que é motivo de alegria para todos nós, mas foi através de várias matérias feitas pela TC que o então prefeito Pedro Santos Alves [conhecido como Dr. Pedro, 1989-1992] começou a fazer a construção da primeira rodovia ligando Barra Nova à rodovia de Guriri. Até então, o que existia era uma trilha de areia e muitas pessoas optavam por enfrentar a maré pela orla. Hoje, ver Barra Nova crescendo com a energia que não dispunha, com pousadas, restaurantes, desenvolvendo o seu trade turístico, é motivo de alegria para nós. E é uma das grandes contribuições que a Tribuna do Cricaré prestou ao nosso Município”.
Revolução educacional
Desde o início da década de 1990, com a chegada dos primeiros cursos superiores no Município por meio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), até a aprovação neste ano do curso público de Medicina, São Mateus experimenta uma verdadeira revolução educacional. O jornalista Márcio Castro lembra que a TC teve um papel importante no movimento social regional que lutou pela implantação do Ceunes e também de um campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
“Foi através de uma iniciativa aqui em São Mateus, do movimento popular, que se alterou uma lei federal que proibia a expansão desses cursos de escola técnica [Ifes]. Depois que foi revogada essa lei, São Mateus ganhou o seu Instituto Federal, como também o Espírito Santo ganhou cerca de outros 20 campi e o Brasil ganhou mais de uma centena de outras escolas técnicas federais que estão aí a formar a nossa juventude e a capacitá-la para os desafios do mundo profissional de hoje”.
Márcio Castro destaca ainda que São Mateus também evoluiu na educação privada de qualidade, com escolas e faculdades que oferecem cursos em diversas áreas. Destaque para o Univc, que recentemente teve aprovação do Ministério da Saúde para se transformar em centro universitário.
Desenvolvimento da indústria
Um dos acontecimentos que ajudou a alavancar o setor industrial em São Mateus, na opinião do Diretor Geral da TC, Márcio Castro, foi a construção de um gasoduto no Município. No entanto, o jornalista lembra que, se hoje o Município tem a oferta de gás para algumas indústrias e empresas estabelecidas na área urbana, ou mesmo em residências, isso se deve a uma luta regional pela instalação de um city gate, sistema que permite a distribuição do produto localmente.
“Isso só foi possível porque também participamos de uma campanha junto com lideranças da cidade para que fosse construído o nosso city gate, ou seja, aquela válvula de gás que permite que seja feita a derivação e a construção da rede adutora de gás para área industrial, empresarial, urbana e residencial em São Mateus. Isso também é desenvolvimento econômico e social porque atrai outros empreendimentos, como a Oxford, por exemplo, que tem no gás um de seus principais insumos, além de vários restaurantes e cozinhas industriais”.
“Tenho certeza que teremos uma nova alavancagem do desenvolvimento”
E olhando adiante, o Diretor Geral da TC Márcio Castro afirma que enxerga um futuro de bem-estar para São Mateus por acreditar que o Município tem se desenvolvido nos seus diversos setores econômicos. Conforme diz, a agricultura é diversificada, existe uma economia rural de caráter empresarial e com absorção de muitas tecnologias, além da tecnificação dos arranjos produtivos.
“Nós temos importantes localidades no meio rural e elas precisam ter toda a atenção do poder público para que possam ter qualidade de vida, para que não precisem migrar para a cidade para usufruir das condições que proporciona”.

Foto: Claudio Caterinque/TC Digital
O jornalista destaca ainda que o objetivo é que também haja atenção no campo industrial. Cita a luta regional na atração da Sudene, o que fez com que o Norte do Estado pudesse se desenvolver com os benefícios proporcionados pela inclusão. Agora, segundo ele, a luta deve fortalecer a política de atr ação de investimentos e a formação de profissionais a fim de incentivar o setor para que ele seja cada vez mais atraente para os jovens.
“E agora, com o curso de Medicina através do Ceunes, temos certeza que teremos uma nova alavancagem desse desenvolvimento social. Pela primeira vez estaremos formando médicos com uma metodologia de atenção à saúde primária focada em atender da melhor forma possível o Sistema Único de Saúde [SUS]. Quero crer que isso vai melhorar a capacidade não só de São Mateus atender a sua população, mas também para outros municípios do Espírito Santo, da Bahia e de Minas Gerais”.
Além da melhora nas condições de vida, Márcio Castro cita que esses investimentos trazem também um impacto econômico muito importante, visto que acabam atraindo novas empresas, gerando mais recursos e favorecendo toda a atividade econômica mateense.
“Junto com isso, continua aquele desafio de completar a revitalização do Porto Histórico, de efetivamente transformá-lo num centro de serviços, não só para a comunidade que lá habita, mas também torná-lo um atrativo turístico potencializado. E, para isso, precisamos investir na construção de políticas de cultura que favoreçam essas atividades” – complementa.
Polo em serviços de saúde
Um dos marcos na história recente de São Mateus está na luta para transformar o Município em polo regional também na área da saúde. Márcio Castro cita que foi por meio de muita mobilização social que aconteceram conquistas importantes, como a abertura e funcionamento do Hospital Roberto Silvares, a estruturação do Hospital Maternidade, a instalação de uma clínica de hemodiálise, além de uma gama de outros serviços privados, tanto de profissionais de alta capacidade, quanto com laboratórios modernos.
“Podemos lembrar da campanha comunitária que foi desenvolvida para a instalação da clínica de hemodiálise porque, antes de existir essa clínica, os portadores de insuficiência renal tinham que se deslocar, dia sim, dia não, para Linhares, Colatina ou Vitória. Isso sempre representou um grande sacrifício, não só aos portadores da insuficiência, como também para as famílias. Um sofrimento muito grande”.
Márcio Castro lembra ainda que atualmente o serviço já é disponibilizado em São Mateus há algumas décadas, atendendo não só a população mateense, como também dos municípios do entorno. “Da mesma forma, podemos falar do Hospital Roberto Silvares, que em 1984, quando o jornal se instalou, existia o prédio, mas estava fechado, sem funcionários, sem atendimento hospitalar. Fizemos também inúmeras matérias cobrando do Governo do Estado a abertura e os investimentos necessários para dotar o hospital dos equipamentos e do concurso público para prover mão-de-obra qualificada para o seu funcionamento”. O Diretor Geral da TC recorda que foi o então governador Max Mauro –1987 a 1991–que fez a inauguração do HRAS.
Luta por melhor estrutura rodoviária
Abrir novos caminhos rumo ao desenvolvimento é uma característica presente na história de São Mateus. Márcio Castro lembra que nas últimas décadas a sociedade regional superou muitos desafios e conseguiu melhorar a infraestrutura rodoviária. Ele cita como exemplo a BR-381, a rodovia para Nova Venécia, além do asfaltamento da Rodovia ES-130 de São Mateus a Boa Esperança, que foram objetos de várias Reportagens da TC até que o Governo do Estado, na época, se sensibilizasse para que as estradas fossem asfaltadas.
“Principalmente o caso, que é uma conquista muito grande e que ficou conhecido como trecho da vergonha, daqueles um quilômetro e 600 metros que durante 20 anos ficaram faltando para serem asfaltados na chegada de São Mateus, próximo ao Bairro Ponte. O local era um atoleiro de ônibus, caminhões e carros pequenos, tumultuando a vida das pessoas e dificultando o acesso turístico a Guriri”.
Da mesma forma, Márcio Castro cita a estrada do Nativo que também foi resultado de parceria da TC com o movimento popular. “As pessoas foram para as ruas, para a estrada, fizeram manifestações no sentido de sensibilizar o Governo do Estado e a Petrobras, que acabou fazendo os investimentos e hoje temos esse asfalto que é muito importante para aquelas comunidades ao longo da estrada do Nativo e mesmo para o acesso a Campo Grande e Uruçuquara”.
Desafio da água potável permanece
Márcio Castro destaca também que na atualidade, ainda é necessário falar do desafio que ainda permanece para São Mateus, que é a questão da água potável. Ele afirma que, desde as primeiras edições da TC, em 1984, o jornal vem denunciando o problema de abastecimento de água, a necessidade de fazer vultosos investimentos por conta da salinização que está se tornando cada vez mais recorrente.
“Hoje existe uma opinião pública formada que cobra do Município, que cobra do Governo do Estado, para que se faça um investimento para a superação desse problema. E queremos crer que em breve isso possa estar resolvido para satisfação de quase 135 mil pessoas que vivem em São Mateus e também para que nós possamos estar em condições de encarar o futuro que se avizinha para todos”.
Foto do destaque: Claudio Caterinque/TC Digital






