O Mapa do Turismo Brasileiro será atualizado no primeiro semestre de 2019. A nova configuração será divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur) em meados de 2019 e valerá até 2021. Conforme a Assessoria de Comunicação da Secretara Estadual de Turismo (Setur), atualmente, 62 dos 78 municípios capixabas estão no Mapa do Turismo do Espírito Santo, distribuídos em 10 Regiões Turísticas.

As cidades capixabas interessadas em integrar a atualização devem preencher os critérios já existentes (ter órgão de turismo e dotação orçamentária para o turismo). Os novos critérios para 2019 são: ter Conselho Municipal de Turismo ativo e empreendimentos cadastrados no Cadastur –sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo.

De acordo com a Setur, no Estado, atualmente, 34% dos municípios que estão no mapa têm conselho municipal de turismo ativo e criado por lei, 45% possuem o conselho criado por lei, porém estão inativos, e 21% não possuem o conselho criado por lei.

A nova atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, consequentemente do Espírito Santo, faz parte das metas do Programa de Regionalização (PRT) do MTur para que, dessa maneira, a realidade do setor fique mais clara. A ação pretende servir como base de instrutiva para os órgãos públicos criarem políticas públicas, definindo as prioridades a serem trabalhadas.

Leia também:   Dom Aldo continua internado em São Mateus

 

MAPA

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído por portaria do Ministério do Turismo de 3 de dezembro de 2013, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta a atuação do Ministério no desenvolvimento das políticas públicas.

O mapa é uma ferramenta de gestão e define as áreas que deverão ser trabalhadas como prioridades. Ele é atualizado periodicamente e conta com versões de 2004, 2006, 2009, 2013, 2016 e 2017. Outra portaria, de 9 de dezembro de 2015, estabelece critérios para a atualização. O mapa é atualizado bienalmente e vale por dois anos. A tendência é acrescentar mais critérios a cada versão.

 

REGIÕES TURÍSTICAS DO ESPÍRITO SANTO

VERDE E DAS ÁGUAS

Aracruz, Conceição da Barra, Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama

 

CAPARAÓ

Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, São José do Calçado

 

COSTA E DA IMIGRAÇÃO

Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Marataízes e Piúma

 

DOCE PONTÕES CAPIXABA

Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas e São Domingos do Norte

Leia também:   Operação prende em São Mateus homem apontado como líder de organização criminosa na Bahia

 

DOCE TERRA MORENA

Montanha e Mucurici

 

IMIGRANTES

Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e São Roque do Canaã

 

METROPOLITANA

Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória

 

MONTANHAS CAPIXABAS

Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins e Laranja da Terra

 

MONTANHAS CAPIXABAS

Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante

 

PEDRAS, PÃO E MEL

Boa Esperança, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério

 

VALES E DO CAFÉ

Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Muqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here