Desde o início do segundo semestre, o comércio mateense vem se preparando para atender às demandas de fim de ano, mudando aos poucos o antigo conceito de contratar trabalhadores temporários em cima da hora. Pelo menos é o que relatam comerciantes entrevistados pela Rede TC. Com a expectativa de não faltar mão de obra qualificada no momento em que mais precisarem, supermercados das redes Extrabom e Central de Compras Santo Antônio, por exemplo, além da loja Dalla Bernardina, já reforçaram as equipes com contratações e treinamentos.

Gestor de duas lojas Central de Compras Santo Antônio, Natan Beltrame tem expectativa de, neste final de ano, as vendas aumentarem em torno de 5%, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com ele, as contratações para o período já foram feitas, “acompanhando as tendências de crescimento”. Ele afirma que a economia está reagindo e a tendência é de melhora real. “Tivemos mostras neste mês de novembro, com a Black Friday. A procura de casas para veraneio em Guriri está aumentando. Então já vem acontecendo e tudo indica que teremos um Verão muito bom” – frisou.

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Gerente do Supermercado Extrabom na BR-101, Leandro Moreira afirma que a política da empresa é aumentar o quadro de funcionários no meio do ano, priorizando o treinamento. “Nesta época não tem tempo para dar treinamento e a gente prioriza muito a qualidade no atendimento. Dessa forma, alguns funcionários ainda não efetivamos. Fazemos uma rotatividade deles entre as duas lojas” – afirmou, lembrando que a segunda loja está localizada no centro da Cidade. Ele acrescenta que ainda não há uma estimativa de aumento nas vendas. “Esses dados devem chegar para nós na semana que vem”.

A gerente da loja Dalla Bernardina, Roseane Bernardino, explica que as contratações foram feitas na primeira quinzena de novembro no que chamou de extensão de quadro. Ela relata que foram contratados mais oito funcionários, já com a expectativa de atender as demandas do final de mês com a Black Friday. Roseane disse que alguns desses trabalhadores devem ser efetivados. “Diferente do comércio formal, as nossas vendas [material de construção, acabamento e acessórios] acontecem nos meses de setembro, outubro e novembro” – detalha.

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A Mobiliadora Universal possui quadro contínuo de funcionários e, segundo o gerente Gean Carlos dos Santos, nos últimos meses foi feita apenas uma contratação. No entanto a expectativa dele é que as vendas aumentem entre 20% e 30% neste final de ano. “Esperamos que estes 22 dias úteis do mês de dezembro sejam muito bons, porque é o mês que recebemos os veranistas e eles sempre compram móveis, fogões, até mesmo para repor a mobília nas casas de praia. Ainda tem o 13º salário que dá um reforço”.

São Mateus–ES

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