São Mateus – Com embarque marcado para este sábado (1º de fevereiro) com destino a Belo Horizonte, o pequeno Matheus Bernardo Vieira Fanticelli, de 8 anos, dá um até logo aos amigos e professores de futebol e de alguns familiares para se conectar ainda mais ao sonho de ser jogador de futebol profissional. Segundo o pai dele, Alan Felipe Fanticelli, Matheus será integrado a partir de segunda-feira (3) à equipe sub-9 do Atlético.
Alan detalha que o filho começou a treinar aos 6 anos na Escolinha do Cepe e também no Colégio Impacto. “Ele sempre gostou de jogar bola, me pediu desde os cinco anos para entrar na Escolinha, mas tivemos que esperar por conta da idade. Sempre brincou com os colegas aqui no campo do Porto. Eu dou total apoio ao esporte para ele porque sei que ele gosta e tem talento” – afirma.
Em entrevista à Rede TC de Comunicações, Alan detalha que, no ano passado, um olheiro do Atlético esteve em São Mateus para avaliar alunos do Cepe e convidou o filho dele para passar uma semana de treinamentos no Atlético. “Fomos em dezembro e, após essa semana, ele foi aprovado para fazer parte da base agora em 2025” – frisa, demonstrando estar orgulhoso.

Para ajudar o filho a seguir com o sonho de ser um jogador de futebol profissional, Alan tomou uma decisão radical. Ele ressalta que trabalhou como vigilante até o final de 2024, no entanto, teve que deixar o trabalho para acompanhar o filho. Os dois se mudam neste sábado para Belo Horizonte. Já a mãe de Matheus, a comerciante Bianca Magdalena Vieira, permanece em São Mateus por mais tempo.
ATACANTE
De acordo com Alan, a posição em que Matheus gosta de atuar e se destaca é a de atacante. “Ele quer muito. Está ansioso para chegar lá e começar os treinos. É aquele sonho de criança de ser jogador de futebol. A minha expectativa é a melhor possível, mas com bastante pé no chão. Tenho muita confiança nele porque sei que ele pode ir longe. Claro que é apenas um menino de oito anos, tem muita coisa para acontecer. Se ele vai realmente se tornar um profissional, a gente não sabe. Mas, se é o que ele quer, eu estou abrindo mão de tudo para viver o sonho dele” – complementa.
Nos passos de Savinho
São Mateus – Matheus segue os passos do agora craque da Seleção Brasileira, Savinho, que brilha em uma das maiores equipes da Europa, o Manchester City. O jogador mateense, que viveu dos 3 aos 9 anos na região de Nativo de Barra Nova, frequentou as divisões de base do Atlético e, em 2020, assinou o primeiro contrato profissional no Galo.
No time de Belo Horizonte, ele integrou os elencos que conquistaram o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil de 2021, dentre outros títulos. Em 2022, vendido ao Grupo City, quando completou 18 anos, Savinho seguiu para a Europa e chegou a atuar no Troyes, da França, mas logo foi integrado, por empréstimo, ao PSV Eindhoven, da Holanda. Ambos os times pertencem ao grupo inglês.
Depois, brilhou no desconhecido Girona, na Espanha, time que ficou em terceiro lugar na temporada 2023/2024 da La Liga, atrás apenas dos gigantes Real Madrid (campeão) e Barcelona. No ano passado, ele seguiu para a Inglaterra, onde atualmente é um dos principais atletas do Manchester City, brilhando ao lado de outros craques como Haaland e Rodri (vencedor da Bola de Ouro).