O trabalho em Barra Nova de reabertura de canal que liga o lago ao Oceano Atlântico ganhou reforço de mais duas máquinas nesta segunda-feira (25). Secretário de Obras, Infraestrutura e Transportes, Valter Pigati disse que a medida atende determinação do prefeito Daniel Santana, que esteve domingo no local. Agora o serviço conta com duas escavadeiras, dois tratores de esteira, uma pá-carregadeira e uma retroescavadeira.

O secretário Pigati acredita que o trabalho para a reabertura do canal em Barra Nova termina até sexta-feira (29). PMSM/Divulgação
O objetivo da reabertura do canal mais ao sul de Barra Nova é amenizar os efeitos da erosão marinha na faixa leste, agravada pela ressaca semana passada, quando vegetação e construções foram arrastadas com o avanço da maré. Moradores disseram nesta segunda-feira (25) que a maré recuou no fim de semana e cessou o avanço da erosão.

De acordo com o secretário Pigati, a perspectiva é de que até sexta-feira o serviço para reabertura do canal antigo seja concluído. Ele explica, que o trabalho consiste em escavar no meio da barra de areia, para quando a maré voltar a subir, ela própria abra naturalmente o canal. Conforme entende, a partir da reabertura do canal antigo, o outro que foi formado mais ao norte será fechado naturalmente, “porque a água procura o caminho mais fácil”.

Leia também:   Motorista de carro morre em colisão com ônibus em Conceição da Barra

Assim, o secretário entende que será evitado que, em nova ressaca do mar, os efeitos voltem atingir a faixa de orla com a mesma intensidade da semana passada. Neste trecho, ele acrescentou que foi encaminhado um carro de poda, para retirar árvores com risco de cair em residências.

MORADORES
O pescador Fidélis Coelho dos Santos, 57 anos, disse que a erosão marinha chegou a cinco metros da casa dele. Após um período que chegou a ficar sem conseguir dormir, ele disse nesta segunda (25) que já estava tranquilo, porque o mar acalmou. Fidélis comentou que o prefeito Daniel esteve domingo com ele e determinou a retirada de árvores que estavam com risco de cair sobre o imóvel, o que deixou aliviado. Uma das lideranças mais antigas de Barra Nova, Zitônio Pereira Gomes, 69 anos, disse que também estava mais tranquilo, relatando que maré se acalmou e acredita que com a abertura do canal os efeitos de uma nova ressaca não serão os mesmos da semana passada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here