A pesquisa foi realizada pela MindMinders sob encomenda de TENA, que tem como objetivo superar barreiras pelo bem-estar das pessoas. O levantamento visa mapear dados sobre o assunto, além de educar a população sobre estratégias para administrar os gotejamentos espontâneos e, assim, aumentar a qualidade de vida de quem convive com a condição.
“A incontinência urinária nos homens está geralmente relacionada ao tratamento cirúrgico do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer com maior incidência no público masculino, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, e à bexiga hiperativa”, explica o médico urologista José Carlos Truzzi, membro da Divisão de Urologia do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho e diretor do Departamento de Disfunções Miccionais da Confederação Americana de Urologia (CAU).
“A incontinência urinária nunca deve ser considerada normal. A maioria dos casos é curável e é importante buscar um tratamento ao perceber os indícios iniciais, como perceber que a cueca está molhada ou sentir vontade de urinar e não conseguir segurar até o banheiro”, explica. Os primeiros sinais dessa condição tendem a ser ignorados pela maioria do público masculino – 63% dos entrevistados consideraram normais os gotejamentos iniciais que tiveram e não procuraram ajuda médica.
O estudo revela, também, que muitos homens enfrentam dificuldades em adaptar sua rotina devido aos escapes, recorrendo até a soluções improvisadas. De acordo com os dados, 41% dos entrevistados já utilizaram papel higiênico para absorver os gotejamentos de xixi, por exemplo, e 20% utilizam absorventes femininos, que não são adaptados para a anatomia masculina.
“O compromisso de TENA e da Essity é proporcionar soluções eficazes que promovam a qualidade de vida da população. No entanto, nosso trabalho vai além disso; buscamos também aumentar a conscientização e apoiar os homens na superação do estigma relacionado à incontinência urinária, assim como incentivá-los a cuidarem de sua saúde apoiando causas com a campanha Novembro Azul”, afirma Carla Girólamo, gerente de marketing de TENA no Brasil.
“Nossa missão é garantir a participação ativa das pessoas na sociedade, pois sabemos que a falta de conhecimento sobre a condição da incontinência pode provocar o isolamento social. Para isso, disponibilizamos produtos específicos para essa condição, com alta capacidade de absorção e controle de odor, para permitir que esses indivíduos vivam suas vidas com dignidade, conforto e segurança”, complementa.
Foto do destaque: Marcelo Camargo/Agência Brasil