Não tem faltado trabalho paras as equipes de guarda-vidas com os banhistas no litoral mateense. Comandante da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, o major Cristiano Sartório detalha que Neste Verão, até o fim de janeiro, foram registrados 204 salvamentos, somando ocorrências nas praias de Guriri, Barra Nova e Uruçuquara.

O major Sartório afirma os guarda-vidas ainda conseguiram evitar o que classifica como “uma quantidade assustadora de casos de afogamento”. Conforme disse, até o momento, um óbito foi registrado, mas salienta que a morte foi num ponto afastado da área central de Uruçuquara, onde não há guarda-vidas.

O litoral mateense tem como características as correntes de retorno, que formam espécies de buracos no leito da praia. Sendo assim, o major Sartório reforça as orientações aos banhistas e recomenda que as pessoas fiquem em áreas de atuação de guarda-vidas, busquem sempre orientação com os profissionais sobre os locais mais propícios e fiquem no máximo com a água do mar na altura da cintura. “Não ignorem o perigo”, alerta.

Leia também:   Justiça determina reintegração de posse de fazenda ocupada em São Mateus

Ele destaca ainda que, dependendo do fluxo de banhistas ao longo da orla, os guarda-vidas chegam a ocupar 16 pontos estratégicos nas praias. Em relação às lagoas e rios, o comandante detalha que não há registro de afogamentos nestes locais em São Mateus neste Verão.

CRIANÇAS PERDIDAS

O major Sartório avalia que a quantidade de 57 registros de crianças perdidas dos pais e/ou responsáveis neste Verão “é preocupante”. De acordo com ele, todas as 57 foram encontradas pelos guarda-vidas de São Mateus e devolvidas aos responsáveis.

O comandante da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros pede mais atenção e cuidado dos adultos.

De acordo com o major, quase todos os casos de crianças perdidas foram registrados nas imediações da Capelinha, na área central de Guriri, onde tem o maior fluxo de banhistas. Ele orienta ainda que os pais devem levar as crianças pelo menos 150 metros mais ao norte ou ao sul para que, longe da badalação do centro, eles possam ficar mais atentos aos pequenos.

Leia também:   Operação prende em São Mateus homem apontado como líder de organização criminosa na Bahia
O Corpo de Bombeiros recomenda atenção total com as crianças nas praias, buscando locais com menos fluxo de pessoas. Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

Major Sartório acrescenta ainda que “é preciso manter 100% de atenção às crianças, assim, evitando que aconteça uma tragédia”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here