Ex-prefeito de São Mateus, Lauriano Zancanela explicou, em entrevista à Rede TC de Comunicações, que sua decisão de apoiar o candidato Marcus da Cozivip para prefeito “é porque vejo nele capacidade administrativa para cuidar dos destinos do Município”. Foi no mandato de Lauriano como prefeito, no período de 2001 a 2008, que São Mateus conquistou a criação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e da unidade do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), dois dos mais importantes centros educacionais capixabas.
Na opinião de Lauriano, São Mateus tem enfrentado muitas adversidades. “Nós temos passado por momentos difíceis, sobretudo nesses últimos anos, e vejo em Marcus, além da capacidade gerencial, a serenidade, responsabilidade e a determinação para colocar São Mateus em ascendência novamente” – frisa.
“Nós passamos oito anos do meu mandato e mais oito de Amadeu [Boroto] com uma cidade que estava evoluindo, que tinha mais segurança pública, educação, saúde de qualidade. No entanto, isso se perdeu nos últimos tempos. Portanto, o Marcus vem com a esperança de renovação para restabelecer a qualidade da administração pública do município de São Mateus” – enfatiza o ex-prefeito.
Desafios para a próxima gestão
Lauriano pontua o que considera serem os desafios ou principais problemas que o próximo prefeito terá que enfrentar ao assumir o cargo em 1º de janeiro de 2025. “Além de reorganizar a Prefeitura, valorizando o servidor público e fazendo gestão para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos” – enfatiza.
“Também é preciso olhar a questão da segurança pública. Tenho percebido que a cidade, sobretudo alguns setores, sofre muito com a questão da insegurança. É preciso criar condições, apoiar a Polícia Militar, ter atitudes seja no esporte, no lazer, para que a gente possa envolver a juventude, os adolescentes para sair dessa linha da criminalidade. Pensar no futuro, oferecimento de cursos profissionalizantes, coisas que façam o jovem se interessar pela vida e não querer levar a vida no lado oculto, no lado da bandidagem. Marcus da Cozivip está preparado para todos esses desafios” – complementa Lauriano.