Sabão e álcool em gel de graça para famílias carentes de São Mateus para auxiliar as ações de combate ao novo coronavírus (covid-19). Este é o objetivo de dois projetos que estão sendo realizados por equipes de professores do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).

A professora Laura coordena a produção de sabão no laboratório de Química do Ceunes. -Foto: Divulgação

De acordo com a professora de Engenharia Química, supervisora do laboratório de Química e uma das coordenadoras do Projeto Sabão Ecológico no Ceunes, Laura Pinotti, o primeiro lote, com 50 litros de sabão líquido, já foi entregue ao Centro Cultural Araçá, que faz a destinação do produto às famílias cadastradas.

Ela detalha que o sabão é produzido com receita caseira, feita pelas donas de casa no dia-a-dia. No entanto, como é feito em laboratório, os profissionais do Ceunes conseguem controlar o pH da fórmula. A professora explica que isso significa que o sabão não resseca as mãos, por exemplo, por ter um pH básico.

A cada 9 litros de óleo, são produzidos 50 litros de sabão. A meta, segundo ela, é produzir um lote a cada semana. O óleo utilizado no produto vem do Restaurante Universitário do Ceunes.

Leia também:   Início de greve na Ufes tem bloqueio de acesso ao campus de Goiabeiras

A professora Laura detalha ainda que surgiram algumas propostas, como projeto de extensão no meio acadêmico, para reutilizar o óleo descartado pelo restaurante universitário, mas que ainda não haviam sido colocadas em prática. “Agora, por conta do coronavírus, surgiu esta oportunidade”, sustenta. Além da professora Laura, também coordena a produção de sabão o professor Rogério Faleiros.

De acordo com a professora, o objetivo é que, com o fim do isolamento social, algumas famílias possam ser capacitadas para produzirem o próprio sabão em casa.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here