O juiz da Vara de Execuções Penais, Antônio Carlos Facheti, apurou, junto à direção, que a situação na Penitenciária Regional de São Mateus voltou à normalidade. Em entrevista à Rede TC, ele relatou que os presos que haviam iniciado uma greve de fome jantaram na noite de segunda-feira (18), tomaram café-da-manhã nesta terça e estavam almoçando naquele momento.

Na manhã de segunda-feira, familiares dos presos interromperam o tráfego de veículos pela BR-101, com barreira no Km 71, reclamando de maus-tratos com quem cumpre pena na unidade prisional. Relatos que chegaram à Rede TC na ocasião acrescentaram que os presos iniciariam uma greve de fome no mesmo dia.

Facheti disse que a direção da Penitenciária realizou uma reunião com familiares de presos e “ficou tudo esclarecido e eles voltaram à normalidade”. O magistrado acrescenta que também foi informado que os presos que trabalham dentro da Penitenciária retomariam as atividades, assim como aqueles que estudam.

O juiz salienta que descontentamentos em penitenciárias são comuns, principalmente no cumprimento das regras. Ele reforça que os agentes, em minoria, precisam ser enérgicos para manter a ordem e o respeito às normas das unidades prisionais. Contudo ressalva que não podem ser agressivos. O magistrado revela que, sempre que visita o presídio e conversa com presos, não escuta relatos de maus-tratos.

Leia também:   CRE de São Mateus oferece tratamento gratuito para dores crônicas

Ao reiterar que a situação na Penitenciária de São Mateus voltou à normalidade, o juiz acrescentou que alguns líderes da manifestação foram transferidos para outras unidades prisionais. O magistrado avalia que 95% dos presos nesse tipo de situação não querem ingressar no movimento, mas acabam forçados a participar.

A Rede TC procurou o diretor da Penitenciária Regional de São Mateus, Flávio de Oliveira Ogione, mas as ligações telefônicas para o celular dele não foram atendidas. Por meio de uma profissional que atua na unidade, Flávio Ogione informou que não poderia dar entrevista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here