O jovem Henrique Cardoso do Nascimento, 27 anos, morreu afogado quinta-feira (31), em represa próxima de estrada que liga a sede do Distrito de Braço do Rio ao Assentamento 100 Alqueires. De acordo com resumo de ocorrências do Batalhão de São Mateus, uma testemunha disse que o afogamento ocorreu durante uma brincadeira de amigos, que arremessavam vasilhame na água para o outro buscar.
A Polícia Militar relata que quando os policiais chegaram ao local constatou a presença de alguns populares aglomerados às margens da represa e informaram que Henrique teria mergulhado e não mais voltado à superfície. Porém, o resumo acrescenta que um rapaz procurou os militares e disse que estava com a vítima e outro homem banhando-se nas águas da represa e ingeriram bebida alcóolica.
O Batalhão de São Mateus acrescenta que a testemunha disse que foi iniciada uma brincadeira de arremessar vasilhame em que a bebida estava acondicionada para que o outro fosse buscar. O rapaz detalhou que em um dos arremessos, Henrique foi ao encontro do vasilhame, porém mergulhou e não mais voltou.
A PM reforça que a testemunha disse que ou outro rapaz que estava na brincadeira procurou ajuda e os policiais acionaram o Corpo de Bombeiros. A Polícia descreve que bombeiros, junto com dois guarda-vidas, resgataram o corpo do fundo da represa e levaram para às margens da estrada, para que ficasse mais fácil para a perícia da Polícia Civil removê-lo.