Com canções de Didiu, celebração de corpo presente, cortejo com o Jongo São Benedito e a Lira Mateense, São Mateus se despediu de Iosana Fundão Azevedo. Vereadora por dois mandatos, fundadora e presidente do Lions Clube São Mateus-Vale do Cricaré e mobilizadora de ações para pessoas da terceira-idade, Iosana foi reverenciada no velório ocorrido nesta quinta-feira (22), no salão da Prefeitura de São Mateus, antigo prédio do Fórum Desembargador Santos Neves. O sepultamento ocorreu no fim da tarde, no cemitério do Centro.

Professora por mais de 30 anos e proprietária da extinta escola Branca de Neve, Iosana faleceu quarta-feira (21), por volta de 21h30, no Hospital Meridional, em decorrência de um quadro de cirrose hepática. Ela tinha três filhos: Rosenberg, Weruska e Mônica, além de seis netos. O esposo Daniel Azevedo faleceu há oito anos. Filha de Inácio Fundão e Maria da Cunha Fundão, Iosana teve 11 irmãos, sendo que três estão vivos: Joatan, Alba e Gleuza. Iosana foi vereadora de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996, chegando a ser vice-presidente da Câmara.

Leia também:   Câmara de São Mateus realiza sessão de homenagem às mulheres nesta sexta-feira
O sepultamento do corpo de Iosana foi realizado no fim da tarde desta quinta-feira (22). Foto: Ademilson Viana/TC Digital

O prefeito Daniel Santana disse que decretou três dias de luto no Município e abriu as portas do salão da Prefeitura para o velório, em respeito à pessoa que foi Iosana. “Todo mundo chamava de Tia Iosana, era muito respeitada. Ela deixou saudade e um legado de muitas ações em prol dos mais necessitados” – frisou.

A despedida de Iosana teve a presença de familiares, amigos, autoridades e muitas homenagens. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

Presidente da Câmara, Jorginho cabeção também decretou três dias de luto no Legislativo: “Iosana deixou ensinamentos para todos nós vereadores de mandato, para os políticos. Ela sempre estava presente em eventos públicos, O último que eu vi em vida foi a inauguração do Ceim Antônio Homes, no Boa Vista”, relatou. O vereador acrescentou que Iosana exerceu mandatos voltados às causas sociais. O deputado Freitas também esteve presente na despedida de Iosana.

Iosana sempre esteve ativa nas causas sociais. Foto: Divulgação

A família cumpriu com a vontade de Iosana para a despedida. Uma das homenagens foi do forrozeiro Didiu. Ele cantou músicas e lembrou que a carreira dele foi impulsionada com apoio de Iosana. Pároco de São Mateus, o padre Edvaldo Klípel presidiu a celebração de corpo presente.
Leia também: Márcio Castro: “A morte de Iosana deixa um vazio em São Mateus”
Leia também: Morte de Iosana comove São Mateus
Leia também: Filhos destacam legado de amor e caridade de Iosana Fundão
Leia também: Prefeitura e Câmara decretam luto por três dias pelo falecimento de Iosana
Leia também: Sepultamento do corpo de Iosana Fundão será no cemitério do Centro
Leia também: Márcio Lyrio afirma que Iosana manteve o Lions vivo em São Mateus

Leia também:   Câmara de São Mateus realiza sessão de homenagem às mulheres nesta sexta-feira

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here