NESTE ANO, A ORGANIZAÇÃO ESPERA A PARTICIPAÇÃO DE 150 JOVENS DE
TODA A DIOCESE DE SÃO MATEUS. BISPO DOM PAULO FARÁ MISSA E SHOW
São Mateus – O projeto Jesus no Litoral (JNL) entra na 18ª edição neste ano. O evento católico envolve integrantes de toda a Diocese de São Mateus que saem por São Mateus evangelizando por meio de jovens missionários. Neste ano serão 150 jovens católicos “levando o nome de Jesus durante uma semana de missão em São Mateus”, conforme destaca o coordenador do encontro, Renan Walace Zamprogno Ziviani.
Com extensa programação, que inicia no 12 e prossegue até 18 de janeiro, o evento tem na programação missas todos os dias e shows em trio elétrico, além de um espaço kids para evangelização em Guriri.
Renan, membro da comunidade São Francisco de Assis da Paróquia de São Mateus, destaca que, dentre as ações de missão ao longo da semana, estão previstas visitas a instituições da cidade como hospitais, Casa Lar, Lar dos Velhinhos, presídios, entre outras.
Ele detalha que o JNL inicia com a missa de abertura presidida pelo padre Jonathan na tenda que será montada na área central de Guriri, próximo à Capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes, a partir das 19h.
Conforme Renan, nos dias 13 e 14 haverá formação para os jovens missionários que ficarão alojados na igreja Matriz São Daniel Comboni, em Guriri, durante os dias do JNL. Após a formação, acontecem missas, nos dois dias, sempre às 19h. A missa do dia 13 será realizada pelo padre Cosme e a do dia 14 pelo padre João Batista Oliveira.
MISSÕES DE EVANGELIZAÇÃO
Já no dia 15 começam as missões de evangelização. “Faremos uma ação social no [condomínio] Villages pela manhã e à noite teremos missa em Guriri, também às 19h, com o padre Patric Wanderley”. Ele explica que no dia 16 a missão acontece nas instituições com missa a partir das 19h, com o padre Edson, em Guriri.
No dia 17, os jovens evangelizadores estarão no Bosque, visitando residências e interagindo com banhistas na praia. À noite acontece a missa de encerramento na área central de Guriri com o bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó, que ainda fará um show.
No dia 18, pela manhã, os jovens farão missão nas praias da área central do Balneário e também na tenda com evangelização para as crianças de até 12 anos. “É uma novidade na programação. Pela primeira vez teremos o Menino Jesus no Litoral, um momento com brincadeiras e evangelização voltado para as crianças. Vai acontecer na tenda, das 8h às 12h. Todas as crianças estão convidadas” – enfatiza.
“Momento de falar de Jesus”, sustenta Renan
São Mateus – Renan salienta que após as missões do dia 18, os shows de encerramento iniciam às 16h com a apresentação da cantora católica Katiane Silva, no trio elétrico. Logo após, às 18h, show no palco com o cantor Naldo José.
“O Jesus no Litoral é recebido com muita alegria porque são 18 anos de evangelização. Estamos ficando maior de idade [risos]. Muita alegria em saber que esse ano são 150 jovens. A receptividade das pessoas, a procura das pessoas pelo JNL, também é muito satisfatória. A expectativa para este ano não poderia ser diferente do que fazer com que Jesus seja conhecido e reconhecido mais uma vez no litoral” – frisa.
“Muitas pessoas testemunham sobre as bençãos alcançadas no JNL. Parece um momento de lazer, mas para nós é evangelização. É o momento de falar de Jesus e esperamos colher os frutos de alegria, de amor, de cuidado, de conversão de Deus para conosco e de todos que participarem do Jesus no Litoral” – afirma.
MISSIONÁRIOS
O coordenador do JNL, Renan Walace, explica que, para se tornar um jovem missionário e evangelizar no Jesus no Litoral, o interessado deve participar de forma ativa na comunidade. “O jovem precisa ser ativo no grupo de oração, em alguma pastoral, servir na comunidade de alguma forma. Nós entramos em contato com o pároco, com o jovem e com o movimento ou pastoral que ele participa, entendendo que ele é ativo na igreja, que já está apto a ser um missionário” – complementa.