Mesmo com a incerteza de retorno das competições ainda neste ano por causa da pandemia do novo coronavírus, o atleta jaguarense Pablo Gouvêa não diminuiu a intensidade dos treinos. Ele credita a determinação à meta que traçou: ser campeão brasileiro de mountain bike.
Agricultor, Pablo encontra tempo para não perder o ritmo e segue uma preparação de atleta profissional de alta performance, com acompanhamento com nutricionista e treinos preparados pelo técnico português Tiago Aragão. Mesmo à distância, o técnico elabora as atividades diárias do jaguarense.
Na bicicleta, os treinos acontecem todos os dias, com exceção da terça-feira, com atividades de uma hora a seis horas, dependendo do dia. No dia de folga da pedalada, o atleta realiza exercícios físicos na academia.
Pablo Gouvêa tem 30 anos e está na modalidade esportiva de mountain bike há pouco mais de cinco anos. Ele relata que o futebol foi o primeiro esporte que praticou. Após duas cirurgias no joelho e a possibilidade de uma terceira, o jaguarense desistiu da carreira futebolista e encontrou na bicicleta uma verdadeira paixão.
Pablo venceu a primeira prova que disputou
A primeira competição que Pablo Gouvêa participou foi em 2014, em Nova Venécia. E ele já estreou campeão. Naquele ano, o jaguarense conta que venceu todas as provas que disputou. Entre os títulos que ostenta está o Campeonato Estadual de 2018 na categoria sub-30. O atleta venceu também competições em Santa Teresa, Itaúnas (Conceição da Barra) e Governador Valadares.
Pablo comemora ainda vice-campeonato em 2018 do Aerobike, uma das principais competições da modalidade, realizada em Mariana (MG). Ele guarda com carinho os troféus que conquistou em 2019, em Santa Teresa, Nova Venécia e Venda Nova do Imigrante, onde foi campeão geral das disputas, ficando na frente de ciclistas de elite.
O atleta relata que ainda não há previsão de quando serão realizadas as próximas competições. Mesmo assim, garante que não vai relaxar.