terça-feira, dezembro 3, 2024
InícioCidadesJaguarense demonstra força aos 104 anos para vencer a covid-19

Jaguarense demonstra força aos 104 anos para vencer a covid-19

-

Com 104 anos, José Barcelos Rangel demonstrou uma força que impressionou até mesmo a equipe médica que tratou dele no Hospital Geral de Linhares. O agricultor do Córrego das Abóboras, em Jaguaré, ficou internado por 15 dias, não precisou ser transferido da enfermaria para a UTI e venceu a covid-19.

O neto José Roberto Laureano Barcelos, o Robertinho, atribui a vitória do avô à vida saudável que sempre manteve. “Ele nunca fumou, nunca bebeu, procurou cuidar bem da saúde a vida inteira, evitava perder noite de sono, não ficava em noitada”, destacou. O neto acredita ainda que essa força pode estar atrelada à descendência portuguesa do avô.

José Barcelos comemorou 104 anos no dia 16 de junho. Foto: Família/Divulgação

Além do mal de Alzheimer, José Barcelos tem ainda problema de locomoção em virtude de uma fratura de fêmur, que teve numa queda no banheiro da casa na fazenda onde morava até antes de ser internado. Desde o ano passado, a família decidiu levar o homem centenário para ser melhor atendido em Linhares, por estar mais próximo do centro médico.

Leia também:   Polícia Militar apreende maconha, cocaína e crack em São Mateus

Robertinho disse ainda que avô não apresenta outras enfermidades, como doenças cardiovasculares e hipertensão arterial, que fazem parte do grupo de risco para a covid-19.

José Barcelos recebeu alta no início deste mês e a saída dele do hospital foi festejada, tanto por familiares quanto pela equipe médica. Robertinho disse que a família ficou aliviada, embora triste porque um dos tios, filho de José Barcelos, não resistiu à doença e faleceu. Uma neta também foi infectada, mas também está curada.

José Barcelos chegou em Jaguaré na década de 60

O neto Robertinho Barcelos relatou que José Barcelos Rangel nasceu em Aracruz, no dia 16 de junho de 1916. Na década de 60, ele mudou-se para Jaguaré, onde adquiriu terreno no Córrego das Abóboras, onde morou até o final de 2019.

José Barcelos sempre gostou de ficar na fazenda em Córrego das Abóboras, zona rural de Jaguaré. Foto: Família/Divulgação

Com a esposa Thereza Barcelos Rangel, José Barcelos teve 17 filhos, outros 55 netos e 76 bisnetos, além de 7 tataranetos. A esposa faleceu em 1992.

O Córrego das Abóboras é uma paixão do homem centenário que venceu a covid-19. “Quando foi para Linhares foi difícil se adaptar, porque ele só lembrava da represa aqui da fazenda, dos peixes”, relatou Robertinho. Até recentemente, José Barcelos descia um morro para contemplar a natureza próxima a represa.

Leia também:   Ações para estimular o hábito da leitura envolvem alunos em mostra literária na Escola Bom Sucesso

O neto disse que o avô estava lúcido até antes de ser infectado pelo coronavírus e esbanjava uma memória impressionante. Quando alguém o questionava, falava até a data exata de nascimento. Apesar da cura, José Barcelos perdeu a lucidez.

EXEMPLO

Homem trabalhador que iniciou na agricultura numa época sem mecanização, onde “era preciso colocar a mão na inchada e no machado”. Esse é José Barcelos, conforme relata o neto Robertinho. “Um exemplo para todos nós”, garante.

O neto detalha que o estilo de vida de José Barcelos serve de espelho para ele e os demais familiares. Robertinho foi criado pelo avô e sustenta que ele é uma pessoa que sempre preferiu ficar em casa junto da família.

Sem nunca ter ingerido bebida alcoólica e fumado, José Barcelos é exemplo na família. Foto: Família/Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível