Jaguaré – A terra do café conilon comemora amanhã, 13 de dezembro, 39 anos de emancipação política. A data é uma referência ao dia em que o governador Eurico Vieira de Rezende sancionou a Lei de Emancipação nº 3.445/81. Mas foi em 15 de novembro do mesmo ano que Jaguaré conseguiu a emancipação, por meio de um plebiscito.

Outra data importante é 9 de agosto de 1964, quando Jaguaré passou a ser distrito de São Mateus, o que abriu as portas para que os moradores, naquela ocasião, pudessem lutar pela emancipação.

Esse é o motivo, inclusive, de a via principal da Cidade chamar-se Avenida 9 de Agosto. O nome do padroeiro, São Cipriano, está presente nas atividades do Município. Conta a historiografia que a igreja foi inaugurada em 1961 por Dom José Dalvit com as presenças do vigário geral padre Carlos Furbetta, do padre Aldo Gerna e do prefeito de São Mateus, Othovarino Duarte Santos.

O nome do padroeiro, São Cipriano, está presente nas atividades do Município. (Foto: TC Digital)

POPULAÇÃO

Atualmente, segundo dados do IBGE (2020), a população estimada do Município é de 31.039 habitantes. Há 10 anos, de acordo com dados do Censo de 2010, a população era de 24.678 habitantes, com uma densidade demográfica de 37,41 hab/km². Grande parte dos moradores da área urbana está concentrada na Cidade e a população masculina supera a feminina.

TERRITÓRIO

Localizado na região norte e na Microrregião Nordeste do Espírito Santo, os 659.751 km² de Jaguaré confrontam-se ao norte com São Mateus, a oeste com Vila Valério, a leste sul com Linhares, e ao sul com Sooretama.

Na ocasião da emancipação, o Município só possuía dois distritos: o da sede e o de Barra Seca. O distrito de Nossa Senhora de Fátima foi criado em 1992 e é formado pelas comunidades de Nossa Senhora de Fátima, Vargem Grande, São João Bosco e Barra Seca Velha.

O distrito da sede é formado pela Cidade, Córrego das Abóboras, Giral, Santa Maria Gorete, São Brás, Córrego da Areia, São José do Jaguaré, São Paulo, Japira, Bom Jesus, Assentamento XIII de Setembro, Aracati e Santo Anjo. Fazem parte do distrito de Barra Seca, as comunidades de Barra Seca, São João do Estivado, Palmito, Palmitinho, Zanelato, Água Limpa, São Roque, São Domingos e Caximbau.

ELEITORADO

O eleitorado de Jaguaré em 2020, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, é de 21.577 eleitores. Houve um aumento do número de eleitores em relação ao eleitorado de 2018, que era de 21.348 pessoas aptas a votar.

ECONOMIA

A base econômica do Município é o café conilon, mas a diversificação agrícola, sobretudo a fruticultura e o cultivo da pimenta-do-reino, já está consolidada entre os produtores que desejam aumentar a renda.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here