Há cerca de dois meses, as internas da Penitenciária Regional de São Mateus estão envolvidas em um projeto que promove sustentabilidade através da reciclagem. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual Justiça (Sejus), o papelão descartado por uma fábrica instalada na unidade ganha uma nova utilidade nas mãos das internas, que transformam o material em caixas de presente.

O projeto Retirando os sonhos da caixa foi idealizado pela inspetora penitenciária Marcela Santos Mendes do Rosário. O objetivo é a ressocialização por meio da atividade que promova uma ocupação mental e física das internas envolvidas, conforme explica a Sejus.

“Para nós, é fundamental manter a unidade prisional em ordem. Os projetos sociais que desenvolvemos garantem a ocupação das internas, além de trazer um resultado sustentável com a reciclagem. É um projeto simples, desenvolvido há pouco tempo, mas que já ganhou o reconhecimento de todos e faz bem para as internas, para o sistema e para o meio ambiente” – detalha a inspetora.

As internas que participam da confecção de caixas artesanais utilizam também tecidos, fitas e cola, doações dos servidores penitenciários, da parceria da fábrica e instituições religiosas. Parte dos itens produzidos são presentados aos familiares delas em visitas. Outra parte é doada a instituições do Município.

Vitória–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here