O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto de Pesquisa Arqueológica e Etnográfica Adam Orssich (Ipae) realização ações de sexta-feira (28) a domingo (30), em São Mateus. Em entrevista à Rede TC, o arqueólogo Igor da Silva Erler explica que o objetivo é conscientizar sobre a importância de preservação dos sítios arqueológicos do Município.

No dia 28, os arqueólogos Igor (Ipae e Grupo de Estudo de Arqueologia da Ufes), Rafael Deminicis (Iphan-ES) e Paulo Vinicius Bonfim (Ipae) ministram palestras. A ação de educação patrimonial está prevista para dois horários no auditório do Ceunes (13h e 16h) e um horário na FVC (19h30). Estão sendo convidados estudantes, professores e a população em geral.

Igor salienta que o objetivo é conscientizar que os sítios arqueológicos são patrimônios de todo os brasileiros e que a venda desse material é ilegal e mostrar a importância da história de São Mateus, “uma das mais ricas do Espírito Santo”. Ele enfatiza que o Rio Cricaré, por exemplo, é um marco não apenas geográfico, mas também cultural do Estado.

De acordo com Igor, a ação foi planejada após o encontro de uma espada medieval no Rio Cricaré, em Meleiras. Além das palestras, nos dias 29 e 30 os arqueólogos visitarão comunidades ribeirinhas e tradicionais e outros locais onde existem sítios arqueológicos identificados em São Mateus, para conversar com a população, num trabalho de educação patrimonial.

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here