Para o diretor-presidente do Incaper, Antonio Carlos Machado, o lançamento de uma nova cultivar de café conilon propagada por semente é mais um marco na agricultura do Espírito Santo. “Estamos em busca, junto ao Governo do Estado, da reestruturação do Incaper, para que possamos investir cada vez mais em tecnologias, gerando resultados positivos para os produtores rurais. Ao longo dos anos já foram lançadas mais de dez variedades. Isso mostra a importância que o Instituto tem não só para o Espírito Santo, mas para o Brasil e o mundo” – reforçou.

Segundo o pesquisador do Incaper Romário Gava Ferrão, coordenador do trabalho de melhoramento genético, a nova variedade é praticamente um resumo de quase tudo o que foi feito na cafeicultura capixaba durante os 33 anos de pesquisa. “Essa semente agrega produtividade, ampla base genética, se adapta aos ambientes quentes do Estado, podendo suportar as altas temperaturas e a insolação. Além disso, ela é mais tolerante à seca, e apresenta moderada resistência à ferrugem, que é a principal doença do café. Demos mais um grande passo para que o Incaper continue sendo referência mundial em pesquisa, assistência técnica e extensão rural” – disse.

Leia também:   Incaper prevê Feriadão com temperaturas acima dos 30ºC em São Mateus

Durante o lançamento, os pesquisadores do Incaper Paulo Volpi e Abraão Carlos Verdin Filho ministraram palestras técnicas a respeito das características da cultivar Conquista ES8152. “Passamos por uma estiagem severa no Espírito Santo e essa variedade dá condições para o produtor familiar ter uma produção estável. Outro ponto importante é o grupo de materiais genéticos reunidos ali. Eles mantêm a sustentabilidade na cafeicultura capixaba. No momento em que buscamos altas produtividades, a Conquista ES8152 vem para atender às necessidades dos produtores com dificuldades de acessar recursos” – explicou Verdin.

Vitória–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here