MARCELO SANTOS
O deputado Marcelo Santos já está trabalhando para garantir sua reeleição à presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Ele assumiu a presidência em eleição com chapa única no início de 2023. O mandato da presidência é de apenas dois anos. Político experiente, com seis mandatos de deputado estadual, Marcelo Santos já está costurando o apoio de seus colegas deputados para se reeleger à presidência. E tem percorrido todo o Estado distribuindo apoios para candidatos a prefeito e a vereador, pois deseja dar um passo maior nas eleições estaduais de 2026, quando serão escolhidos os novos governador, vice-governador e dois senadores, além de 10 deputados federais e os 30 estaduais. Ele é habilidoso e aguerrido.
JAGUARÉ
Chegam notícias de Jaguaré de que o ex-prefeito Evilázio Altoé deixou a campanha a prefeito de seu
sobrinho Tiago Camata e encampou a candidatura à reeleição do prefeito Marcos Guerra. Evilázio foi, sem dúvida, o melhor prefeito da história de Jaguaré e, mesmo há algum tempo sem disputar eleições, continua com seu prestígio político em alta.
PAULO HARTUNG
O nome do ex-governador e ex-senador pelo Espírito Santo Paulo Hartung, está sendo bem cotado para
assumir a chefia da autoridade nacional do clima, cargo proposto pela ministra do Meio Ambiente Marina Silva ainda na campanha de 2022. Na época, ela chegou a indicar o nome de Tasso Azevedo, engenheiro florestal que já participou de diversas iniciativas no setor, tanto públicas quanto privadas. No entanto, no Palácio do Planalto fala-se que o nome dele teria restrições por conta da bancada ruralista. E aí entra o nome de Paulo Hartung, defendido na ala política. Presidente da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), Hartung tem negado a sondagem a interlocutores, afirmando ainda não ter disposição para assumir o cargo.
CABEM MAIS
Já está chegando o dia de escolher os representantes que vão ocupar os cargos de prefeito, vice-prefeito
e vereadores para os próximos quatro anos. Especificamente para o cargo de vereador, a Câmara de São Mateus atualmente possui 11 cadeiras. Mas essa quantidade poderia ser maior. Como o número de vereadores é determinado de acordo com o tamanho da população, o Município poderia ter, legalmente hoje, 19 vagas –número de parlamentares para municípios com população de 120 mil até 160 mil–, o que de fato aumentaria a representatividade de um município com as dimensões geográficas a populacional de São Mateus.
SEM CUSTO ADICIONAL
Na prática, o aumento da quantidade de parlamentares na Câmara de São Mateus não significaria
aumento de gastos, já que o valor repassado pela Prefeitura é fixado pela Constituição Federal. Como o município tem arrecadação superior a R$ 200 milhões, o percentual transferido para a Câmara é de 2% da receita tributária do município, incluídas as transferências constitucionais. Mas esse é assunto que deve ser discutido nas próximas legislaturas, caso os parlamentares, e a população, entendam o tema como importante. O vereador é o representante do Poder Legislativo Municipal. É como um deputado federal ou estadual. Ele vai discutir e votar as questões relativas às políticas de interesse da municipalidade, ouvindo demandas dos moradores, apresentando propostas na Câmara Municipal, elaborando, discutindo e aprovando leis municipais, bem como fiscalizando o trabalho do prefeito e dos secretários municipais.
EM ALTA
A produção industrial está em alta no Brasil e cresceu em 14 dos 18 locais pesquisados em julho de
2024 ante a julho de 2023, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, apresentados ontem pelo IBGE. Vale citar que julho de 2024 (23 dias) teve dois dias úteis a mais do que igual mês do ano anterior (21). Em São Paulo, maior parque industrial do País, houve uma expansão de 5,4%. Já no Espírito Santo, o ganho foi de 0,6%. Na direção oposta, houve perdas no Mato Grosso (2,2%), Maranhão (-1,9%), Mato Grosso do Sul (-1,6%) e Goiás (-0,5%). Na média global, a indústria nacional cresceu 6,1% em julho de 2024 ante julho de 2023.
2.1 Ales/DivulgaçãoPolítico experiente, com seis mandatos de deputado estadual, Marcelo Santos já está costurando o apoio de seus colegas deputados para se reeleger à presidência da Assembleia Legislativa.