GREVE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
O setor da construção civil está em estado de greve no Espírito Santo. De acordo com o presidente do Sintinorte, José Carlos dos Santos, uma assembleia está marcada para domingo para que a categoria decida sobre uma contraproposta das empresas. De acordo com a assessoria de comunicação do Sindicato da Construção Civil, Manutenção e Montagem Industrial (Sinticon-ES), a previsão é que a categoria inicie uma greve geral a partir de segunda-feira, 25 de maio. Com isso, as obras de macrodrenagem de Guriri e da construção do complexo de saúde do Norte podem sofrer atrasos por conta da paralisação dos trabalhadores. Uma reunião na semana passada com a participação de trabalhadores que atuam no Complexo de Saúde do Norte definiu o estado de grave. A conferir!

MARCOPOLO
A Marcopolo acaba de firmar um contrato para entregar 1.500 ônibus para o Governo Federal. A empresa ainda não deu mais detalhes sobre o contrato. No entanto, a Coluna conseguiu apurar que trata-se de uma licitação vencida pela empresa Volkswagen, que terceiriza o serviço para a Marcopolo. Os veículos devem ser produzidos na unidade de São Mateus, o que deve ser muito favorável economicamente para o Município, que poderá ver o seu Valor Adicional Fiscal (VAF) deste ano crescer. Este dado ajuda a aumentar o Índice de Participação do Município (IPM), o que, por consequência, aumenta o valor do Fundo de Participação do Município (FPM) sobre os repasses relacionados à arrecadação com o ICMS.
FERRAÇO E LULA
Mesmo o Estado do Espírito Santo recebendo volumosos investimentos do Governo Federal, com destaque para as obras do Novo PAC, o governador Ricardo Ferraço optou por recepcionar o presidente Lula em Vitória, apenas de forma protocolar no próprio aeroporto. Ferraço não acompanhou a programação em Aracruz. A escolha política é prontamente compreensível, já que o governador milita em um espectro diferente, o da direita. No entanto, em ano eleitoral, o governador, que busca a reeleição, não deveria dispensar os prováveis votos da esquerda, que é o espectro que deve decidir as eleições no Estado, já que a direita deve ficar dividida com pelo menos dois candidatos.
ELEIÇÃO NO 2º TURNO
Os comentários nos bastidores da política no Estado é que o PT pode ser o fiel da balança em um provável segundo turno no ES, tendo em vista que o quadro geral sugere que os ditos finalistas seriam Ricardo Ferraço e Lorenzo Pazolini, que apesar de ainda não ter batido o martelo, desponta como possível principal concorrente do atual governador. Com esse cenário configurado, o apoio do PT seria fundamental para pender para qualquer um dos lados. Por isso, é vista como desproporcional a decisão de Ricardo Ferraço de não prestigiar o presidente Lula no evento em Aracruz, realizado na quinta-feira.
PT
No entanto, o PT tem um pré-candidato a governador, que é o deputado federal Helder Salomão. Ele, junto com o senador Fabiano Contarato, que concorre à reeleição, devem ajudar a “engordar” o palanque do presidente Lula no Espírito Santo. Helder aposta que pode chegar ao segundo turno com o apoio do Presidente da República.
PAULO HARTUNG
Cresce nos bastidores da política um sentimento que já é tido como certeza absoluta, uma possível candidatura de Paulo Hartung ao Governo do Estado. Apesar do ex-governador não assumir publicamente a pré-candidatura, correligionários políticos dele dão como certa a sua candidatura, o que mudaria por completo os rumos das eleições deste ano no Estado. Até porque algumas pesquisas eleitorais o colocam como vencedor em um possível segundo turno em todos os cenários testados pela Quaest há cerca de três semanas. Como pesquisa eleitoral é um retrato do momento, não é possível identificar como estariam esses cenários atualmente. No que depender do otimismo dos hartunguistas, PH, como é conhecido no íntimo da política capixaba, seria eleito e assumiria o Palácio Anchieta em janeiro de 2027.
PAZOLINI NO SENADO
Outro possível cenário, caso Hartung saia candidato ao Governo do Estado, é que Lorenzo Pazolini seria o candidato do grupo ao Senado. Neste caso, ele seria um concorrente direto do ex-governador Renato Casagrande, que também busca uma das duas cadeiras em disputa nestas eleições. Além dos dois, um terceiro forte candidato é o senador Fabiano Contarato, que goza de prestígio entre o eleitorado médio pelo trabalho que desempenha em Brasília, apresentando a defesa de pautas importantes para o Brasil, como o fim da escala 6×1 e pela aprovação de um projeto de lei de autoria dele, que estabeleceu o Piso da Enfermagem. Agora também milita pelo piso dos garis e das margaridas.
PETRÓLEO
Na segunda-feira (25), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo realiza uma audiência pública com o tema O Futuro da Indústria do Petróleo no Espírito Santo. Proposta pela deputada estadual Iriny Lopes, a audiência busca debater importantes projetos para a indústria petroleira capixaba, organizar encaminhamentos e direcionamentos que contribuam para o desenvolvimento do campo, com respeito aos trabalhadores, ao meio ambiente e à sociedade como um todo. Serão duas mesas de debates sobre os desafios e oportunidades da indústria petroleira capixaba e a composição e transparência do Fundo Soberano.
QUALIDADE DE VIDA
Um levantamento feito pelo Instituto Imazon, com dados de 5.570 municípios brasileiros, mostra as cidades brasileiros que possuem a melhor e a pior qualidade de vida. De acordo com o ranking, São Mateus ocupa a 2.833ª posição no País e não figura nem nas 10 primeiras do Estado, ficando atrás até mesmo de municípios próximos como Nova Venécia e Barra de São Francisco. Isso mostra que o Município precisa avançar, e muito, neste quesito de qualidade de vida. De acordo com o estudo, o cálculo é feito pelo Índice de Progresso Social (IPS), que mede e classifica a qualidade de vida com base em 57 indicadores sociais e ambientais. As informações vêm de fontes públicas como DataSUS, IBGE, Inep e MapBiomas.
QUE AZAR!
O endividamento por apostas online (bets) tornou-se o principal motor das dívidas no Brasil, superando o impacto do cartão de crédito e do crédito pessoal. As plataformas drenam bilhões da economia familiar todos os meses, levando milhares à inadimplência severa e ao comprometimento da renda básica. Isso vem sendo tratado como um problema de saúde pública. Em São Mateus, por exemplo, já existem alguns casos conhecidos de pessoas que tiraram a própria vida por conta do vício em apostas. O cenário atual do impacto das apostas reflete uma crise financeira e social profunda: Estudos indicam que as bets já pesam mais no orçamento doméstico do que as taxas de juros tradicionais. Cerca de 4 em cada 10 apostadores relatam já ter contraído dívidas por causa dos jogos.
PREJUÍZO PARA O COMÉRCIO
Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) revelam que as apostas movimentam dezenas de bilhões de reais mensalmente das famílias, gerando um rombo bilionário que deixou de ser gasto no comércio varejista. Um estudo macroeconômico realizado pelo Banco Itaú projetou um gasto anual de R$ 23,9 bilhões com jogos e apostas on-line no País. Os números do Itaú sugerem que os brasileiros colocaram R$ 68,2 bilhões nessas plataformas e conseguiram sacar R$ 44,3 bilhões, com uma perda de R$ 23,9 bilhões. A grosso modo, isso significa que a cada R$ 3 aplicados nas casas de apostas, o brasileiro perde R$ 1. Que azar!





