sábado, setembro 14, 2024
InícioCidadesINFORME TC - Por Claudio Caterinque • Edição nº 7.550

INFORME TC – Por Claudio Caterinque • Edição nº 7.550

-

AMADEU

Amadeu Boroto tem demonstrado esperanças de ter o nome dele viabilizado como candidato a prefeito de São Mateus pelo MDB. Ele teve um pedido acatado parcialmente pela justiça em um dos processos pelos quais responde, pela 2ª turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região em um processo (0000435-85.2012.4.02.5003) por fraude em licitação na contratação de transporte escolar nos anos de 2009 e 2012. A decisão foi proferida no dia 16 de julho. No entanto somente na noite de terça-feira, 30 de julho, a defesa dele divulgou uma nota apenas para veículo de comunicação da Grande Vitória sobre o ato.

 

INELEGÍVEL

Porém, antes de o advogado Ludgero Liberato soltar a nota na noite de terça-feira, ele foi procurado pela Reportagem um pouco mais cedo para falar sobre o pedido de liminar em outro processo (5003255-42.2024.8.08.0000) de Amadeu perante o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Nesse processo o ex-prefeito pleiteava ter os direitos políticos restabelecidos por meio de uma ação rescisória de condenação. A liminar foi negada pela desembargadora Vânia Massad Campos, mantendo a inelegibilidade de Amadeu Boroto, pelo menos até o Tribunal julgar o mérito do processo, o que pode acontecer a qualquer momento, pois ontem à tarde o processo aparecia no sistema da justiça estadual como “conclusos para decisão”.

 

NÃO RESPONDEU

A Defesa de Amadeu foi procurada várias vezes para falar sobre o pedido acatado parcialmente pelo TRF2, mas não atendeu a essas tentativas, recusou outras chamadas e não respondeu às mensagens. Em contato com a assessoria de comunicação do TRF2, a resposta foi que outro processo (0000741-20.2013.4.02.5003), que também julga atos da gestão de Amadeu Boroto relacionados ao transporte escolar, está concluso para julgamento desde o dia 20 de junho, restando apenas proferir sentença, o que até a tarde de ontem não havia acontecido.

 

CONVENÇÃO

Amadeu Boroto é presidente municipal do MDB, que realiza convenção partidária neste sábado, 8h, no Cerimonial Tonette. A expectativa é que ele, mesmo com impedimentos na justiça, lance o próprio nome para ser o candidato do MDB a prefeito. Ou lance o nome de outra pessoa para prefeito para guardar a vaga de disputa, enquanto espera decisões da justiça que podem ser dadas na próxima semana, talvez até na segunda-feira (5). Nesse caso, se as decisões da justiça lhe forem favoráveis, ele poderia ter seu nome substituindo o candidato eventualmente lançado no sábado para guardar a vaga. Enquanto isso, Amadeu mantém as articulações políticas, mas tem sido cauteloso e evitado dar declarações à imprensa, deixando no ar a pergunta que a maioria dos mateenses busca resposta: será ou não candidato? A conferir!

O deputado federal Josias Da Vitória, presidente estadual do Progressistas, participa ativamente das articulações visando as eleições deste ano. Na foto, durante a convenção do partido em São Mateus. Foto: Divulgação

DEFINIÇÕES

Na reta final do prazo para as convenções partidárias –podem ser feitas até segunda-feira, 5 de agosto–, algumas definições começam a ocorrer. Conforme adiantado por esta Coluna na semana passada, Henrique Follador (PDT) teve o desejo realizado e terá como vice uma mulher, a ex-secretária de Agricultura Paloma Pancieri (Progressistas). Para isso, o deputado federal Da Vitória, que é o presidente estadual da legenda, entrou em campo e articulou com o presidente municipal do partido, o empresário Cássio Caldeira, que retirou a candidatura dele a prefeito.

 

MULHER NA POLÍTICA

E o deputado Da Vitória está ativo no campo das articulações, conseguindo emplacar duas mulheres como candidatas a vice-prefeita no norte do Estado. Além de Paloma Pancieri em São Mateus, ele também obteve sucesso na indicação da candidata a vice de Mateusinho (Podemos), em Conceição da Barra, que é a vereadora Ciara da Pesca. Muito tem se comentado no meio político que o objetivo de Da Vitória, ao atuar politicamente em todos os municípios capixabas, é disputar o Governo do Estado em 2026. Ou, quem sabe, tentar o Senado.

 

TURISMO NO NORTE

Mais uma vez, a Secretaria Estadual de Turismo deixa de fora da rota do turismo o norte capixaba. Em mais uma edição de famtour, as várias belezas naturais do norte do Estado em São Mateus e Conceição da Barra foram simplesmente ignoradas pela equipe da Setur. Nesta semana, a pasta recebeu no Estado uma equipe de agentes de viagem, desta vez do interior de São Paulo, e deixou de fora os destinos desta região, como Guriri e Itaúnas, só para citar os mais badalados. Será que não existe turismo na região? Com a palavra, o gestor da Setur.

 

ABSURDO!

Mais uma vez o Copom do Banco Central apresenta um absurdo ao manter a Taxa Selic em 10,5% ao ano. A decisão recebeu muitas críticas da alta cúpula do Governo Federal, de economistas e sindicatos do setor industrial. A Força Sindical, inclusive, emitiu uma nota pública afirmando que “continuamos reféns dos poderosíssimos interesses dos rentistas”, e que a “taxa em valores estratosféricos é um verdadeiro prêmio aos especuladores”. O fato é que os juros, um dos mais altos do mundo, continuam proibitivos e o Brasil perde outra chance de apostar na produção, consumo e geração de empregos. O pagamento de juros, por parte do governo, consome e restringe consideravelmente as possibilidades de crescimento do País, bem como os investimentos em educação, saúde, segurança e infraestrutura, entre outros. E isso acontece em um cenário de inflação controlada e índices de emprego batendo recordes seguidos. Até quando vamos suportar esse estrangulamento provocado pelos donos do mercado?

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível