terça-feira, janeiro 14, 2025
InícioGeralINFORME TC - Por Claudio Caterinque • Edição n° 7660

INFORME TC – Por Claudio Caterinque • Edição n° 7660

-

INFORME TC
Por Claudio Caterinque

APAZIGUOU OU NÃO?
Após a conturbada eleição para a Mesa Diretora da Câmara de São Mateus, houve um sinal, tanto do presidente eleito, vereador Wanderley Segantini, quanto do vereador mais velho que presidiu a sessão de posse, Wap Wap, pelo apaziguamento da questão. Inclusive Wap Wap chegou a emitir uma convocação para a realização de uma sessão para o dia 6, que acabou não ocorrendo em função dos ânimos terem sido acalmados. No entanto, nesta semana surgiu um ruído nos bastidores dando conta de que dois parlamentares estariam insatisfeitos e, por isso, entrariam com uma ação judicial pleiteando o direito de indicar um membro para a Mesa Diretora, que é composta também por Wan Borges (vice-presidente) e Isamara da Farmácia (1ª secretária). Afinal, a questão que fica é a seguinte: apaziguou ou não?

RETORNO
Após recesso, a Câmara de São Mateus marcou para terça-feira, 14 de janeiro, o início dos trabalhos, internamente. A Casa Legislativa, porém, volta a funcionar aberta ao público no dia 20, quando está marcada para acontecer a próxima sessão ordinária, a primeira após a posse e a eleição da Mesa Diretora.

CANDIDATOS DO NORTE
Ex-deputado, presidente do DER-ES, Freitas, em sua fala durante a inauguração do novo centro cirúrgico do Hospital Roberto Silvares nesta semana conclamou a população do norte a votar nos candidatos da região, reafirmando que a região não tem atualmente nenhum representante na Assembleia e nem na Câmara dos Deputados. Ao discursar, o deputado Alexandre Xambinho, mesmo que em tom amigável, afirmou que é um deputado do norte e que “os prefeitos estão aí para dar o testemunho” do intenso trabalho que faz em favor da região. Da mesma forma, a deputada Raquel Lessa, que já foi prefeita de São Gabriel da Palha, destacou a sua representatividade baseada no norte do Estado.

MARCUS
O prefeito de São Mateus, Marcus Batista, também participou da solenidade de inauguração do novo centro cirúrgico do HRAS. Em seu discurso, disse que logo após a eleição de 2024 conversou com o presidente do DER-ES, Freitas, por telefone, e se colocou à disposição para unir forças em favor de soluções para o Município, sendo acolhido pelo ex-deputado. Nas eleições, Freitas apoiou o candidato derrotado, Carlinhos Lyrio.

O governador Renato Casagrande em momento de descontração com o prefeito de São Mateus, Marcus Batista, durante a inauguração de novo centro cirúrgico do Hospital Roberto Silvares realizada na quinta-feira.
Foto: Divulgação

FERRAÇO
Também em discurso no HRAS, o vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Ricardo Ferraço elogiou o governador Renato Casagrande pelo esforço fiscal que tem sido feito no Estado ao longo dos anos. Ele também disse que o governo deve aliar responsabilidade fiscal com empatia, para investir na solução dos problemas da população. E concluiu destacando a firmeza e a sensibilidade de Casagrande na condução do governo.

RETAGUARDA
Na solenidade de inauguração do novo centro cirúrgico do HRAS, o secretário estadual de Saúde, Thiago Hoffman disse ao Diretor Geral da Rede TC de Comunicações, Márcio Castro, que depois da inauguração do novo prédio do Hospital Roberto Silvares, no Complexo de Saúde do Norte, o atual prédio, no Bairro Park Washington, deverá ser utilizado pela própria Secretaria de Saúde como retaguarda para pequenos procedimentos, atendimentos ambulatoriais e mesmo internações de curto prazo, por exemplo, para recuperação.

DESAFIOS
E o prefeito Marcus Batista já se deparou com os primeiros desafios de sua gestão. Nesta semana, teve que enfrentar críticas relacionadas à nomeação da primeira-dama, Talita Barbosa, como secretária de Governo, além de interinamente na pasta da Comunicação e no Procon. A Prefeitura teve que vir a público explicar que Marcus escolheu a esposa para a pasta de Gabinete por conta de ser um cargo de confiança. A interinidade de Talita na Comunicação durou apenas algumas horas, já que nesta semana o prefeito nomeou o radialista Gilson Meireles para o comando da pasta. Ele ainda deve fazer uma transição até o dia 20 de janeiro, já que nesta data deve se desligar da Rádio Kairós para exercer a função. Marcus aguarda o aceite de outros profissionais para completar o quadro de secretários municipais.

GURIRI
Já em Guriri, a instalação de uma tenda para evento gastronômico também está tirando a paz do prefeito. É que a estrutura foi instalada próximo à Capelinha, no lado sul, dando um verdadeiro nó no trânsito no local, que é de intenso movimento de veículos e pedestres. Os locais pedem que a estrutura seja instalada no lado norte, onde segundo entendimento dos comerciantes, é de movimento menor que do lado sul. A conferir!

Foto do destaque: Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível