quinta-feira, janeiro 16, 2025
InícioCidadesINFORME TC - Por Claudio Caterinque • Edição n° 7655

INFORME TC – Por Claudio Caterinque • Edição n° 7655

-

BRIGAS POLÍTICAS

Durante fala na sessão de posse dos eleitos em São Mates, o bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó destacou que as perseguições e brigas políticas têm atrapalhado São Mateus, pregando que todos busquem trabalhar em prol do Município. Contudo, após várias falas com a mesma linha, pregando a união, as sessões que se sucederam no auditório do Sesc, para eleição da Mesa Diretora, ficaram marcadas por tumultos e impasse. Há um nítido racha entre os vereadores, com a divisão, a princípio, entre dois grupos, um com sete parlamentares e outro com quatro.

 

RESPONSABILIDADE

No futebol, quando uma torcida passa do ponto nas arquibancadas, é comum ver os jogadores do próprio time daqueles mais exaltados pedirem calma para que a partida prossiga. O que foi possível perceber no auditório do Sesc que ações semelhantes não foram praticadas por alguns vereadores eleitos com os seus apoiadores. A manifestação pública e a contrariedade de posições fazem parte da democracia, mas a exaltação, que evolui para a falta de respeito, passou muito do ponto. As mensagens de Dom Paulo a favor da pacificação foram muito aplaudidas, no entanto, minutos depois, foi percebível atitudes totalmente opostas. Lamentável!

 

PACIFICADOR

Com esse impasse na Câmara de São Mateus, é natural que neste momento o prefeito Marcus surja para pacificar os ânimos. A próxima sessão ordinária do legislativo municipal está marcada para segunda-feira (6), às 18h. Até lá, muitas reuniões e conversas deverão ocorrer para acalmar os mais exaltados. Nesta sexta-feira, a Coluna recebeu a informação de que alguns vereadores que participaram da eleição da Mesa Diretora na quarta-feira se reuniram com alguns políticos da Cidade para definir os próximos passos. A conferir!

Leia também:   Marcus nomeia interinos enquanto aguarda confirmações de secretários

 

RÉVEILLON

O prefeito Marcus da Cozivip participou da festa de Réveillon em Guriri. Na noite de 31 de dezembro, acompanhado da esposa Talita Barboza e dos filhos Lucas e Lais, ele subiu no trio elétrico e comandou a contagem regressiva. Já nas primeiras horas de 2025, caminhou no meio do público no balneário e cumprimentou os milhares de mateenses e turistas que escolherem Guriri para passar a virada do ano.

O prefeito Marcus da Cozivip, acompanhado da esposa Talita Barboza e dos filhos Lucas e Lais, participou da festa de Réveillon em Guriri. Foto: Divulgação

2026 É LOGO ALI!

O ex-governador Paulo Hartung está voltando a ser destaque no noticiário como personagem central nas disputas de 2026. Ele já é visto como possível candidato e, agora, ganha os holofotes com a notícia, do jornalista Lauro Jardim, de que vai se filiar ao partido de Gilberto Kassab, o PSD. Kassab é ex-prefeito de São Paulo e tido no meio político como um grande articulador. Está sendo ventilada como certa a candidatura de Hartung ao Governo do Estado.

 

PESQUISA

Uma pesquisa do Instituto Paraná, apresentada na primeira quinzena de dezembro, colocou Hartung com 17% das intenções de votos na menção estimulada, quando é apresentado ao entrevistado as opções com os nomes de possíveis candidatos. Já na menção espontânea, quando não é apresentado nenhum nome ao entrevistado, o ex-governador contou com 20,6%. Nos dois cenários, Hartung aparece em segundo lugar, com o prefeito Pazolini, reeleito em Vitória, em primeiro com 22,4% no primeiro cenário, e 23,6% no segundo.

Leia também:   Espírito Santo atrai visitantes nacionais e internacionais

 

NOVOS RUMOS

O presidente do PDT de São Mateus, Júnior Eler, assumiu uma cadeira na direção estadual do Partido, junto com o vereador mateense Raphael Barbosa, eleito pela legenda. Eler participou da Convenção acompanhado do secretário-geral do partido em São Mateus, Pyu Lopes, e de representantes da Juventude Socialista do PDT do Município. Do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, e do presidente recém-empossado do PDT, Alessandro Comper, recebeu a missão de organizar e fortalecer o partido no Norte Capixaba. A esta Coluna, Júnior Eler declarou: “Missão dada é missão cumprida”!

 

MUDANÇAS NA ALES

Com a posse dos prefeitos eleitos e alteração no primeiro escalão do Governo do Estado, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo teve três mudanças em sua composição para 2025. O ex-prefeito de Pinheiros, Antônio da Emater, assumirá a vaga deixada por Tiago Hoffman, que foi indicado pelo governador Renato Casagrande para a Secretaria de Saúde. No lugar do prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, assumiu o deputado Allan Ferreira. E no lugar do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, assumiu o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Marcos Madureira.

Leia também:   Espírito Santo atrai visitantes nacionais e internacionais

 

MUDANÇAS NO CONGRESSO

No Congresso Nacional, nove deputados renunciaram aos respectivos cargos para assumirem prefeituras. Entre eles, sete eram titulares e, dois, suplentes que estavam no exercício do cargo.

São eles: Abilio Brunini, em Cuiabá (MT); Alberto Mourão, em Praia Grande (SP); Carmen Zanotto, em Lages (SC); Dr. Benjamim, em Açailândia (MA); Gerlen Diniz, em Sena Madureira (AC); Hélio Leite, em Castanhal (PA); Paulinho Freire, em Natal (RN); Ricardo Silva, em Ribeirão Preto (SP); e Washington Quaquá, em Maricá (RJ).

. Além desses nove parlamentares, outros dois deputados que haviam sido eleitos para prefeituras não precisaram renunciar, pois não estavam mais no exercício do cargo. Márcio Correa (PL), que agora é prefeito de Anápolis (GO), e Naumi Amorim (PSD), de Caucaia (CE), já haviam encerrado suas funções como suplentes.

O único senador eleito no pleito deste ano foi Rodrigo Cunha (União Brasil), agora vice-prefeito de Maceió (AL).

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível