terça-feira, dezembro 10, 2024
InícioPolíticaINFORME TC - Por Claudio Caterinque • Edição n° 7620

INFORME TC – Por Claudio Caterinque • Edição n° 7620

-

MARCUS DA COZIVIP

Em entrevista exclusiva para o jornal Tribuna do Cricaré na tarde de ontem, o prefeito eleito Marcus da Cozivip disse que não participou e ainda não decidiu apoio a nenhum vereador, tanto na eleição para a Mesa Diretora, quanto para assumir a posição de líder de seu governo na Câmara. Ele lembra que convidou todos os 11 vereadores eleitos e reeleitos para um encontro logo após a eleição e quer um consenso.

O prefeito eleito Marcus da Cozivip demonstrou ter grande prestígio na Cidade durante o culto ecumênico realizado pelo Conselho de Pastores de São Mateus, com presenças como a do governador em exercício, Ricardo Ferraço, e diversas lideranças políticas. Foto: Wellington Prado/TC Digital

PRESTÍGIO

O prefeito eleito Marcus da Cozivip demonstrou ter grande prestígio na Cidade durante o culto ecumênico realizado pelo Conselho de Pastores de São Mateus. O Cerimonial Tonette, além do governador em exercício Ricardo Ferraço, recebeu diversas lideranças políticas, vereadores eleitos e reeleitos, além do prefeito eleito de Conceição da Barra, Erivan Tavares. Inclusive foram vistas no recinto pessoas e lideranças que apoiaram outros candidatos.

ARTICULAÇÕES

Está sendo ventilado nos bastidores políticos em São Mateus que um grupo de vereadores, com sete membros, já estaria sendo formado com o objetivo de eleger o próximo presidente da Câmara. Há quem diga que este grupo teria o apoio e forte articulação do diretor do DER-ES, Freitas, e do atual presidente da Câmara, Paulo Fundão, principais atores da campanha política do candidato derrotado nas urnas por Marcus da Cozivip.

WAN BORGES X ISAMARA

A conversa é que dois integrantes desse grupo, a vereadora reeleita Isamara da Farmácia, e o vereador eleito Wan Borges, estariam despontando como favoritos. Acontece que Isamara seria a preferida de Fundão, atual presidente municipal do União Brasil, mesmo partido da vereadora. No entanto, há quem diga que Freitas estaria puxando para o lado de Wan Borges. Se este cenário for confirmado, indica que mesmo no grupo dos sete não há ainda um consenso e tudo pode acontecer. Inclusive há a possibilidade do vereador eleito Wanderlei Segantini ser o futuro candidato a presidente.

EQUIPE ROBUSTA

E o vereador eleito Wan Borges mostrou que não está para brincadeira. No culto ecumênico realizado pelo Conselho de Pastores na noite de quinta-feira, ele foi visto com uma equipe de apoio robusta.

PROCURADOR-GERAL?

Alguns interlocutores políticos dão como certa a informação de que o atual presidente da Câmara de São Mateus já teria garantido a nomeação dele como procurador-geral da Câmara na próxima legislatura, a partir dessas articulações que ocorrem na órbita da eleição da Mesa Diretora.

CIM-NORTE

O prefeito eleito de Pinheiros, Edilson Monteiro, foi o escolhido para presidir, no biênio 2025/2026, o Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (Cim-Norte). A reunião aconteceu na manhã de quinta-feira, na sede do Consórcio, em Nova Venécia. Com experiência na área, Edilson foi superintendente de saúde do Norte do Estado antes de se candidatar a prefeito em Pinheiros. Além do município, o consórcio de saúde é composto ainda por São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Nova Venécia, Pedro Canário, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Vila Pavão e Ecoporanga.

TAXA SELIC

Nesta semana, os membros do Comitê de Política Monetária decidiram pelo aumento de 0,5% da Taxa Selic. Para alguns setores da economia brasileira, infelizmente, o Copom insiste no aperto monetário colocando a taxa básica de juros nas nuvens, chegando a 11,25%. Em nota, a Força Sindical afirma que foi uma decisão irracional, nefasta e desastrosa! E que essa opção dos membros do Copom por taxa de juro elevada trará consequências prejudiciais à produção e ao emprego e irá comprometer o consumo e a economia no fim de ano.

E MAIS:

Haverá drástica redução de investimentos no ano que vem, devido aos juros em patamares estratosféricos. Aumentar a taxa é uma irracionalidade. O aumento é mais uma forma de asfixiar os trabalhadores. Sem cortes relevantes, há redução dos investimentos e das chances de crescimento. É importante ressaltar que juros em patamares proibitivos sangram as divisas do País e inviabilizam o desenvolvimento e o investimento, e, consequentemente, a geração de empregos com mais renda. Acreditamos, ainda, que apenas a implantação de uma política econômica eficaz, intensos investimentos no setor produtivo, a viabilização de um projeto efetivo de desenvolvimento para o País complementa a nota da Força Sindical.

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível