sábado, dezembro 7, 2024
InícioGeralINFORME TC - Por Claudio Caterinque • Edição n° 7.628

INFORME TC – Por Claudio Caterinque • Edição n° 7.628

-

CEUNES E DOM ALDO

Na solenidade de comemoração dos 18 anos do Ceunes e de 70 anos da Ufes, na quinta-feira (21), foi exibida uma mensagem gravada de Dom Aldo Gerna alusiva a efeméride. Bispo emérito de São Mateus, Dom Aldo recentemente superou graves problemas de saúde, que o levaram por duas vezes a ser internado em hospital. Ao assistir à mensagem dele no Ceunes, é motivo de alegria constatar que continua vigoroso em suas ideias, completamente lúcido e focado naquilo que orientou sua vida: a defesa da promoção humana, da liberdade e da missão de servir. Graças a Deus!

CONGESTIONAMENTO
O DER-ES realizou obras na ponte da Pedra D’Água, na Rodovia de Guriri, durante o feriadão de 15 de novembro, provocando longos congestionamentos e tumultuando a vida de quem chegava à Ilha na sexta-feira e de quem saía no domingo. Como era de se esperar, houve protestos de motoristas com buzinaços. Quem não gostou dos protestos foi o diretor-presidente do DER-ES, o ex-deputado Freitas. Ao discursar quarta-feira, na solenidade de assinatura dos contratos de macrodrenagem e construção do Contorno de São Mateus, o ex-deputado disse que não gostou das reclamações dos usuários da rodovia de Guriri. Freitas acha que o povo deveria compreender que a obra da ponte é importante.

Leia também:   Governador assina projeto de Lei para redução da carga tributária do Gás Natural Veicular

SIM, MAS…
Sim, a obra de duplicação da ponte da Pedra D’Água é muito importante. Ninguém tem dúvida disso. O que as pessoas não acham normal é uma ponte tão pequena ter demorado mais de três anos para ser construída, pois a ordem de serviço para sua execução foi dada em setembro de 2021. Aí, para “tirar o atraso”, faz serviços em feriado e estressa quem ia passear em Guriri. Um pouco mais de planejamento e eficiência não faria mal ao DER-ES.

Usuários protestaram com buzinaço contra as longas filas em pleno feriadão da Proclamação da República devido às obras de duplicação da ponte na Pedra DÁgua. Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

DEMOCRACIA
Em tempos de tentativa de golpe de Estado e de atentado ao STF, o governador Renato Casagrande manifestou a defesa da democracia em sua agenda em São Mateus na quarta-feira (20). Em um dos discursos, em Guriri, o governador reforçou o desejo do Espírito Santo ser exemplo de diálogo, de respeito à decisão do voto popular e às diferenças, independente das posições políticas. É totalmente válido uma liderança política manifestar pela defesa da democracia e condenar atos que a atacam.

CONTRASTE
A transição de governo em São Mateus tem sido um exemplo de respeito à democracia. Tanto na cerimônia na Praça São Benedito quanto nas agendas em Guriri na quarta-feira, o prefeito Daniel Santana convidou e concedeu tempo do seu discurso ao prefeito eleito Marcus da Cozivip. O processo de transição do Município vem sendo tranquilo e quem ganha com isso é a população.

Leia também:   Governador assina projeto de Lei para redução da carga tributária do Gás Natural Veicular

DANIEL
Ao explicar o motivo do convite e concessão de tempo do discurso para fala de Marcus da Cozivip, o prefeito Daniel Santana explicou que o ato é para simbolizar que espera o sucesso do futuro chefe do Executivo. Prefeito por dois mandatos, Daniel afirma que é São Mateus quem ganha. Ele também desejou que a Câmara de Vereadores esteja ao lado do prefeito eleito, “trabalhando sem picuinha e sem briga”, para que Marcus tenha estabilidade política para governar.

VALDIRENE
Além de Marcus da Cozivip, o prefeito Daniel Santana convidou também a vereadora eleita Professora Valdirene para uma fala. Ela manifestou o desejo que São Mateus deslanche, com obras visando o que a população precisa. Disse que concordava com a fala de Daniel sobre a Câmara de Vereadores. O pensamento é que os novos parlamentares que tomam posse em 1º de janeiro pensem na população, deixando de lado rivalidades pessoais que não levam o Município a lugar algum. “Precisamos de uma Câmara de Vereadores disposta a fazer o que é certo pela população e é o que a gente espera”, manifestou.

Leia também:   Governador assina projeto de Lei para redução da carga tributária do Gás Natural Veicular

PESCARIA
Ao chegar para a solenidade às margens do Rio Mariricu, o governador Renato Casagrande observou que havia nas proximidades alguns pescadores. O chefe do Executivo Estadual não perdeu tempo e “tomou” o equipamento de pesca de um deles e foi logo cravando ser um bom pescador. Com a agenda já espremida, teve que devolver os equipamentos e, assim, não houve tempo para os presentes constatarem a qualidade da pescaria do governador. Quem sabe numa próxima oportunidade, Casão!

Às margens do Rio Mariricu, o governador Renato Casagrande aproveitou a passagem por São Mateus para cravar ser um bom pescador. Foto: Wellington Prado/TC Digital

FUTEBOL
Em tempo, o governador Renato Casagrande também aproveitou a agenda em São Mateus para outra atividade esportiva. Na inauguração do Estádio de Guriri, chutou duas cobranças de pênaltis. Em uma delas, o goleiro foi o prefeito Daniel Santana, e na outra, quem ficou debaixo da trave foi o prefeito eleito Marcus da Cozivip. Nos dois chutes ele balançou as redes. Diante dos anúncios de obras para São Mateus naquele dia a pergunta que fica é a seguinte: os gols saíram pelo talento do governador ou houve alguma facilitada dos goleiros? A conferir!

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível