AMADEU

DIZ NÃO, MAS…

O ex-prefeito Amadeu Boroto assumiu a liderança do MDB municipal, sob o guarda-sol do vice-governador e presidente estadual da legenda Ricardo Ferraço, e ainda revelando as bençãos do governador Renato Casagrande. Afirmou que trabalhará para formar uma chapa forte de pré-candidatos a vereador, mas, ao ser questionado, mais uma vez, sobre a possível pré-candidatura dele a prefeito, disse que não é hora dessa definição. No entanto, é notório no cenário político mateense que Amadeu buscará de todas as formas se viabilizar para disputar a Prefeitura, já que tem alto recall e o nome dele aparece bem cotado nas intenções de votos no Município. A conferir!

 

INSATISFAÇÃO 

Também ficou notória a insatisfação do prefeito Daniel Santana ao tomar conhecimento de que o governador Renato Casagrande teria acenado favoravelmente ao ex-prefeito Amadeu Boroto, seu adversário político. Porém, nesta semana, o prefeito Daniel Santana voltou a agradecer em suas falas a parceria com o Governo do Estado durante cerimônias de inauguração e de lançamento de novas obras.

 

CAMPANHA DE 2022

Lembrando que o prefeito Daniel Santana liderou a campanha de reeleição de Renato Casagrande em São Mateus, fez passeata, carreata, bateu de porta em porta pedindo voto, criou jingle, lançou até um boné com a marca ‘Casão’. Ou seja, entrou de cabeça na campanha do governador. E no ato do MDB no último sábado, o que se viu na fotografia foi uma mescla de várias lideranças políticas, tanto de apoiadores de Casagrande quanto de oposicionistas a ele. Mas assim é a política: uma caixinha de surpresas!

 

RICARDO GOVERNADOR

O tabuleiro do jogo político de 2026, quando serão eleitos dois senadores e o novo governador, já está na mesa e os players se movimentam de forma acelerada. Com a provável renúncia de Renato Casagrande no início de abril de 2026, para se desincompatibilizar do cargo de governador e lançar candidatura ao Senado Federal, o vice-governador Ricardo Ferraço deve se tornar o novo governador e disputar a eleição daquele ano como candidato a reeleição, de forma a continuar no governo de 2027 a 2030. É aí que entra o lançamento da candidatura de Amadeu a prefeito, com o apoio ostensivo de Ricardo. Eles são diletos amigos desde os tempos do governo Paulo Hartung, quando Amadeu era prefeito e Ricardo o vice-governador.

 

PRETA

Pré-candidata a prefeita em 2020, que acabou de última hora sendo candidata a vereadora pelo PSB, Elizângela Preta tem demonstrado insatisfação com a legenda a qual é filiada desde 2017. Ela, que já foi assessora parlamentar do então deputado Freitas e do senador Marcos do Val, deve disputar a reeleição neste ano. Lembrando que em 2020 Preta ficou na suplência assumindo o cargo durante o mandato. Porém, está dando demonstração de que não deve mesmo permanecer no PSB e que estaria dividida entre o Podemos e o Progressistas, este, do deputado Da Vitória.

 

PDT MULHER

Na corrida para se firmar como pré-candidata a prefeita, a secretária de Educação Marília Silveira convocou a ala feminina do PDT para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Segundo ela, foi emocionante, lindo, inesquecível. Além das mulheres da periferia, também houve participação de mulheres do campo. O presidente municipal da legenda, Júnior Eler, também marcou presença, dando demonstração de que o objetivo é mobilizar o voto feminino em torno de Marília “para que ela seja a primeira prefeita de São Mateus”. A esta Coluna, ele disse que também está convocando a ala Jovem Socialista do partido para um grande movimento nos próximos dias.

Presidente municipal do PDT Mulher, Marília Silveira busca consolidar a pré-candidatura a prefeita em São Mateus. Foto: Divulgação

SERRA

E por falar em PDT, o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, deve lançar a pré-candidatura de Weverson Meireles, presidente estadual do partido, a prefeito do município neste sábado. A informação de bastidor é que a jogada pode não ser definitiva e que Sérgio Vidigal estaria tentando fortalecer a carreira política do seu protegido até o bater definitivo do martelo nas convenções que definirão os candidatos, entre o final de julho e o início de agosto. Nesta semana, uma pesquisa interna teria demonstrado que o prefeito da Serra teria forças políticas suficientes para fazer um sucessor ou até mesmo de se reeleger. Aguardemos os próximos capítulos.

 

RANKING DOS MUNICÍPIOS 

Nesta semana, a comunicação da Prefeitura de São Mateus apresentou o Ranking de Competitividade dos Municípios, um estudo conduzido pelo Centro de Liderança Pública que classificou o município entre os 100 mais bem avaliados do País em dois indicadores. No primeiro, ficou em 29º lugar no quesito de melhor funcionamento da máquina pública. No segundo, de qualidade da saúde, ficou na 72ª colocação, subindo 240 posições em relação ao estudo anterior. O Ranking, que está em sua quarta edição e avaliou um total de 410 municípios, foi comemorado pelo prefeito Daniel Santana, que comentou: “É o reflexo do empenho diário de cada servidor, de cada cidadão que acredita e contribui para o desenvolvimento da nossa Cidade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here