. Vacinas e fake news

Enquanto proliferam blogs e sites, na mesma intensidade cresce o número de fake news distribuídas indiscriminadamente com todo tipo de baboseira. Além de muita contrainformação de natureza política, é absurdo o que se tem disseminado contra a cultura da saúde preventiva. Um dos itens mais atacados tem sido a necessidade de se fazer as vacinações, em especial nas crianças. Enquanto isso, questões de saúde pública resolvidas no passado, voltam a assombrar a população, como o sarampo.

. Combate à epidemia

No passado recente, o Brasil foi um caso de sucesso mundial em campanhas preventivas de saúde com as imunizações contra poliomielite, febre amarela e tantas outras, até mesmo o sarampo. Agora, parece que está precisando vacinar todo mundo, crianças, jovens e adultos, também contra as fake news, que provocam desinformação e prejudicam a todos.

. Desastre ecológico

O derramamento de petróleo no mar que está chegando a várias praias do Nordeste é, sem dúvida, um dos maiores desastres ecológicos da história do Brasil. O prejuízo é incalculável, pois prejudica intensamente o turismo e muito mais ainda a fauna e flora de toda a área impactada. E a Marinha do Brasil não descarta a possibilidade de os danos chegarem ao litoral do norte capixaba.

. Petrobras

Se houvesse qualquer indício de que o derramamento de óleo no mar pudesse ser da Petrobras, nessa altura do campeonato a empresa estaria sendo execrada pelo próprio Governo Federal, que utilizaria o desastre para atacar a maior estatal brasileira e avançar sobre ela para tentar privatizá-la. Como até agora só apareceu um barril de petróleo com a marca da Shell, parece que para o governo está tudo bem. Enquanto isso, a Petrobras envida esforços para ajudar a minimizar os efeitos do desastre.

. Porto Seguro

A Marinha afirmou nesta sexta-feira (25) que grande quantidade de óleo atingiu o extremo norte de Ilhéus, ponto mais ao sul da poluição ambiental que atinge praias do Nordeste. O secretário de Meio Ambiente de São Mateus, Ricardo Louzada, que está em Porto Seguro participando de um treinamento para retirada de óleo das praias, disse que pretende ir a Ilhéus conferir in loco como é feito o trabalho para trazer a experiência para o Município, caso a mancha chegue ao litoral norte capixaba.

. Água salgada

O fantasma da água salgada jorrando nas torneiras assombra novamente São Mateus. O Saae já anunciou que voltou a usar os poços artesianos no abastecimento na Cidade e que está estudando tirar a captação no Rio Cricaré do Bairro Porto e levar para o Jambeiro. O entendimento é que essa medida, emergencial e de custo menor em relação à proposta de levar a captação a um ponto mais acima no rio, poderia dar mais tempo ao Município para conseguir dinheiro para fazer os investimentos que precisam ser feitos e melhorar o sistema. Enquanto isso, o prefeito Daniel Santana e o diretor do Saae René Michel fazem um alerta à população para economizar água.

. Uber em São Mateus

O Uber iniciou cadastro de interessados em trabalhar pelo aplicativo em São Mateus e Colatina. De acordo com a assessoria do Uber, a partir desta semana, os interessados em dirigir como parceiros podem se cadastrar. O cadastramento de motoristas é o primeiro passo do plano de expansão das operações da Uber na região. Motoristas já cadastrados no Espírito Santo não precisam se cadastrar novamente. Em São Mateus, pelo menos dois aplicativos já exploram este tipo de serviço: Brasil GO e RotaCar.

. Merenda

Foi aprovada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo uma indicação do deputado Sérgio Majeski para que seja garantido aos professores e funcionários das escolas da rede estadual o direito de também consumirem os alimentos que, diariamente, são oferecidos aos alunos. De acordo com o deputado, atualmente cerca de 16 mil professores e outros profissionais que atuam nas escolas estaduais não têm esse direito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here