. Tarifas da Vivo

A companhia telefônica Vivo reajustou recentemente as tarifas de seus serviços, impondo aumento de preços a seus clientes sem qualquer aviso prévio ou negociação. Essa prática, que também é usual em várias empresas concessionárias de serviços públicos, é uma aberração do ponto de vista de relações de consumo, já que não dá tempo ao cliente de rejeitar o aumento e contratar o concorrente daquela concessionária. E o pior de tudo isso é que a Anatel acha esse abuso de poder econômico normal. Quando é que, de fato, teremos no Brasil agências reguladoras de serviços públicos efetivamente preocupadas com o respeito aos direitos básicos de qualquer contratante desses mesmos serviços públicos?

 

. Barra Nova

Moradores de Barra de Nova estão apreensivos com a erosão marinha que avança, agora, sobre uma faixa de estrada litorânea. A apreensão aumenta ainda mais com o movimento das marés em tempos de Lua cheia, conforme o ativista cultural Isnaldo Pereira. Desta forma, lideranças sociais da localidade marcaram uma reunião da comunidade para acontecer no dia 9 de novembro. “O problema tem que ser resolvido. Temos que somar para dividir as tarefas” – comentou um morador.

 

. Escola Pio XII

São Mateus ganha, em 2020, mais uma escola de tempo integral, conforme anunciou o Governo do Estado nesta semana. E a unidade escolhida é a Escola Estadual PIO XII. No Município, criou-se a expectativa de que a Escola Américo Silvares, no Bairro Vila Nova, funcionaria em tempo integral a partir do próximo ano, gerando protestos de alunos e pais também nesta semana. No entanto, a Secretaria Estadual de Educação descartou essa possibilidade. A primeira unidade a funcionar em tempo integral no Município é a Escola Estadual Marita Motta Santos, que tem obtido bons resultados, inclusive com uma das alunas ganhando bolsa de intercâmbio para estudar no exterior.

 

. Nova regra

Donos de cães que circulam em área pública deverão recolher as fezes dos animais que defecarem nas vias sob pena de serem multados em cinco unidades fiscais de São Mateus, o equivalente a R$ 206,40. Isso é o que prevê a Lei 073/2019, de autoria do vereador Jerri Pereira, aprovada pela Câmara de São Mateus. Pela legislação encaminhada para sanção do prefeito, além do dono, qualquer pessoa que estiver conduzindo o cão e não recolher as fezes depositadas pelo animal em logradouro público, estará sujeito à punição, que serve também para os cães que estivem sem guia ou coleira. No entanto, a lei prevê que, antes de ser multado, o infrator deverá ser advertido verbalmente por agente público municipal. Em caso de reincidência, a multa será dobrada, passando para R$ 412,80.

 

. Desinformação nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral participou nesta semana do seminário sobre desinformação realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) em São Paulo. Assessora-chefe de Comunicação, Ana Cristina Rosa integrou o painel Desinformação nas eleições e fez palestra sobre experiência e lições aprendidas pela Justiça Eleitoral. “Um dos consensos já construídos entre os estudiosos do tema é de que a desinformação é um fenômeno complexo e global, que não pode ser combatido por um único órgão ou instituição. E, nesse cenário, faz-se necessário unir esforços e compartilhar experiências, apostar na informação como ferramenta desse enfrentamento” – aponta a jornalista.

 

. TSE contra fake news

A assessora-chefe de Comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa, ressalta que a desinformação deve ser tratada de forma organizada e com conteúdo informativo qualificado. Nas Eleições Gerais de 2018, a Justiça Eleitoral foi alvo de uma série de conteúdos falsos e falaciosos, obrigando a Ascom a criar o TSE contra Fake News, além do Comitê de Contrainformação para monitorar e rebater as informações falsas. A iniciativa rendeu ao TSE a indicação como finalista do 16° Prêmio Innovare, na categoria Tribunal, em 2019. A premiação é considerada uma das mais importantes do Poder Judiciário.

 

. Café solúvel

A Companhia Cacique Café Solúvel lança no dia 25, em Linhares, a pedra fundamental da segunda fábrica da empresa no Brasil. De acordo com a companhia, o investimento programado é da ordem de 60 milhões de dólares. Diretor comercial da Cacique, Pedro Guimarães afirma que a previsão é que a primeira etapa seja concluída no primeiro trimestre de 2021. Ele destaca o potencial de geração de empregos da nova planta, com a criação de 300 postos de trabalho na fase de construção, e 800, diretos e indiretos, quando a fábrica entrar em operação, em 2021. A fábrica terá capacidade de produzir 12 mil toneladas de café solúvel ao ano.

 

. Perfil da indústria

A primeira unidade fabril da Companhia Cacique Café Solúvel foi instalada em 1959, em Londrina (PR), por Horácio Sabino Coimbra. É considerada uma das maiores indústrias de produção de café solúvel do mundo em uma única planta. Projetada para desenvolver, produzir e comercializar produtos de café, a unidade tem capacidade para processar 70 toneladas de café solúvel (liofilizado, aglomerado, em pó), óleo e extrato de café por dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here