domingo, novembro 16, 2025
InícioCotidianoInforme TC . Por Claudio Caterinque . Edição 306

Informe TC . Por Claudio Caterinque . Edição 306

-

DESAFIOS

O prefeito Marcus Batista assumiu a Prefeitura em janeiro deste ano com muitos desafios pela frente. Na área da infraestrutura, resolver a crise de abastecimento de água na Cidade e os alagamentos que ocorrem periodicamente, e cada vez mais frequentes, em Guriri, foram as prioridades eleitas por ele ainda durante a campanha em 2024. Já na área administrativa, prometeu cumprir as leis do piso da enfermagem e do magistério. Nestes pouco mais de 10 meses já foi iniciada a Macrodrenagem, obra do Governo do Estado, no balneário, e também outras obras de microdrenagem, tocadas pela Prefeitura. O prefeito também já apresentou e recebeu apoio do Governo do Estado para elaborar projetos que contemplem a solução definitiva para a crise do abastecimento.

 

ENFERMAGEM E MAGISTÉRIO

Além disso, Marcus Batista também está conseguindo resolver questões históricas com servidores da Saúde e da Educação. No mês de agosto, ele cumpriu o pagamento do piso da enfermagem, que beneficia técnicos e auxiliares, inclusive com embolso retroativo a maio de 2023 para os trabalhadores em uma única parcela. Na noite de quinta, o prefeito aproveitou a festa em homenagem ao Dia do Professor, realizada pela secretária de Educação Edna Rossim, e anunciou o pagamento do piso também para o magistério. Um projeto de lei deve ser apreciado pela Câmara Municipal na sessão de segunda-feira. Segundo Marcus Batista, as correções salariais contemplam centenas de servidores das duas pastas. E o prefeito afirmou que até dezembro ainda serão feitos mais anúncios positivos para os servidores. A conferir!

Foto: Em pouco mais de nove meses e meio de mandato, o prefeito Marcus Batista consegue encaminhar situações sensíveis no Município, como o pagamento do piso da Enfermagem e, agora, do Magistério. O anúncio ocorreu na noite de quinta-feira, durante a festa em comemoração ao Dia do Professor, realizada pela secretária Edna Rossim no balneário de Guriri.
Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

EMPRÉSTIMO

A Câmara de São Mateus aprovou nesta semana o pedido de autorização para que a Prefeitura possa contratar um empréstimo de até R$ 200 milhões –que é a capacidade de endividamento do Município segundo avaliações de instituições financeiras– para realizar diversas obras de infraestrutura em várias localidades. O prefeito garantiu que uma das prioridades será resolver o problema no abastecimento. Ele quer investir também no embelezamento da orla de Guriri, nas praças e outros logradouros públicos.

 

PROPOSTAS

Para a Coluna, o prefeito disse que já tem uma proposta de um banco, que ele preferiu não revelar o nome, com prazo de carência de um ano e taxa de juros de 1,5% ao ano. Ele afirma que estava aguardando propostas de outros bancos para avaliação, incluindo uma da Caixa Econômica Federal, que possui a linha Finisa, para investimento de prefeituras em obras de saneamento básico e infraestrutura. De acordo com Marcus Batista, a Prefeitura deve aderir à proposta que tiver menor juro, maior prazo para pagamento e também maior carência. A conferir!

 

DESAFIOS II

Em entrevista para a TC nesta semana, o prefeito Marcus Batista afirmou não ter conhecimento de outro gestor no Município que tenha enfrentado, simultaneamente, dois graves problemas em São Mateus: alagamentos em Guriri e salinização no ponto de captação de água do Saae no Rio Cricaré. Geralmente, o período chuvoso de fim e de início de ano costuma provocar transtornos com alagamentos, principalmente no balneário de Guriri. No entanto, a salinização ocorre durante períodos de longa estiagem, entre julho e meados de novembro. Porém, neste ano, as duas situações, de forma mais ampliada, ocorrem ao mesmo tempo.

 

ALAGAMENTOS

Nos últimos anos, os alagamentos em Guriri vêm se tornando cada vez mais frequentes. Alguns afirmam que isso ocorre por conta de mudanças no regime de chuvas, com diminuição do período de sazonalidade das precipitações mais intensas, ou até mesmo pela elevação do lençol freático em Guriri. Em conversa com o prefeito Marcus Batista, ele sugeriu que, como a área urbana tem avançado muito no balneário, com uma população residente que já chega perto dos 30 mil habitantes, e como não há rede coletora de esgoto, os despejos de água no solo foram se intensificando ao longo dos anos, deixando o lençol encharcado praticamente o tempo todo. Por isso, qualquer chuva já é suficiente para deixar alguns pontos debaixo d’água.

 

CHUVA E SAL

Apesar das chuvas que andam caindo em São Mateus e região, a cunha salina avançou no rio até o ponto de captação, fazendo com que a estação fosse desligada em alguns períodos, provocando desabastecimento na cidade. Ao mesmo tempo, chuvas volumosas deixaram o solo de Guriri encharcado e, consequentemente, com diversos pontos de alagamentos. Acontece que, na história recente do Município, a população teve de lidar com as duas situações quase que corriqueiramente, porém, em momentos distintos, não simultaneamente.

 

VIAGEM PARA SÃO PAULO

O prefeito Marcus Batista e comitiva viajam na próxima terça-feira (21) para São Paulo para participar da Feira Nacional do Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan). Além do prefeito e secretários, também devem embarcar para São Paulo os vereadores Wanderlei Segantini (presidente da Câmara), Wan Borges e Isamara da Farmácia. Para este Colunista, o prefeito Marcus Batista afirmou que o objetivo da “Missão”, conforme ele intitulou, é buscar novas tecnologias que sejam capazes de serem replicadas em São Mateus na área do saneamento básico. Inclusive, nesta semana, ele recebeu o especialista Antonio Carlos Sampaio, do Grupo H2O, que apresentou projetos que podem ser implantados em Guriri. O prefeito afirmou que em breve deve dar mais detalhes sobre esses projetos.

 

CRÍTICAS

Marcus Batista parece não estar muito preocupado com críticas. Passou praticamente ileso pela tempestade que foi a aprovação do pedido de autorização para a Prefeitura contratar um empréstimo de até R$ 200 milhões. Para este Colunista, disse que, mesmo compreendendo e analisando as opiniões contrárias, entende que a decisão é a melhor para o Município, que poderá ver projetos saírem do papel com maior agilidade no plano que ele nomeou como Programa Acelera São Mateus. Dentre os projetos, destaque para a mudança –elevação– do ponto de captação de água no Rio Cricaré e obras no balneário de Guriri. Segundo o prefeito, o objetivo “é elevar São Mateus a outro patamar”. A conferir!

 

DESFIBRILADOR

Nesta semana, na porta do gabinete, se reuniram em conversa informal o prefeito Marcus Batista e os vereadores Cristiano Balanga e Wan Borges. O tema principal da conversa foram as melhorias que a Prefeitura deve fazer nos cemitérios da cidade em preparação para o Dia de Finados. No entanto, entre um papo e outro, o vereador Balanga trouxe novamente à tona a sugestão que ele deu há algum tempo, quando Marcus renovou a frota da Central de Ambulâncias. Desta vez, até o prefeito cedeu à brincadeira: “E a ambulância, Balanga?”. “Que ambulância, prefeito?” – questionou o vereador. “Aquela que vai socorrer…”. E antes que Marcus encerrasse a frase, o parlamentar emendou: “Aquela, prefeito, que vai ficar à disposição da oposição. Vai ter até desfiblila, desbrila…“ O vereador Wan Borges não se conteve e interrompeu o colega Balanga: “desfibrilador, Balanga!” E Balanga concluiu: “ Esse negócio que tem para salvar a pessoa de infarto, de tanta coisa boa que o senhor está trazendo para nós”. Os ouvintes, claro, não seguraram as gargalhadas. E vida que segue!

 

Foto do destaque: Claudio Caterinque/TC Digital

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível