PESQUISAS

Entra ano e sai ano e os candidatos mal posicionados nas pesquisas não perdem a mania de agredir os institutos de pesquisa, como se todas elas fossem manipuladas. Esses candidatos só confiam nas pesquisas quando essas dão resultados que lhes agradam. Na verdade, ao agredirem os institutos de pesquisa, esses candidatos agridem o pensamento que o eleitor manifestou ao pesquisador. É a velha e nojenta tradição de políticos atrasados que tratam o eleitor como gado e quer colocá-lo num tronco de contenção. Se o eleitor não quer votar nele, diz que o eleitor não sabe votar. É preciso aprender a respeitar a opinião alheia e olhar no espelho para ver o que o eleitor não gosta.

 

DANIEL LIDERA

O mais conceituado instituto de pesquisa do Espírito Santo, o Futura, divulgou esta semana, em conjunto com a TV Vitória, pesquisa em que mostra a liderança absoluta do prefeito Daniel Santana na corrida eleitoral deste ano para a Prefeitura de São Mateus. O levantamento da Futura foi feito nos dias 9 e 10 últimos e, como toda pesquisa, retrata a situação daqueles dias. Não quer dizer que esse será o resultado da eleição, mas mostra uma situação real a poucos dias da votação.

Leia também:   Investigado por homicídios em São Mateus é preso na Bahia

 

CONSOLIDAÇÃO

Segundo a pesquisa Futura/TV Vitória, Daniel lidera com 42,3% dos votos válidos, seguido por Carlinhos Lyrio com 24,8% e Ferreira Júnior com 17,5%. Os demais candidatos aparecem assim: Nilis Castberg – 3,9%; Laurinho Barbosa – 3,6%; Eneias Zanelato – 2,7%; Eliezer Nardoto – 2,4%; Dr. Mauro – 2,1%; Cida Negris – 0,6%. O candidato Hubstenyo Cajá não pontuou nessa pesquisa. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo sob o número ES-08690/2020.

 

VOTO ÚTIL

Enquanto alguns candidatos mal posicionados na pesquisa tentam desqualificá-la, Carlinhos Lyrio tenta vender a ideia do voto útil. Na prática, isto implica em reconhecer que ele não lidera. Como está em segundo lugar, quer passar uma mensagem para o eleitor dos outros candidatos da oposição que só ele teria chances de derrotar Daniel. Assim tenta asfixiar seus colegas concorrentes e atrair para si os eleitores que tenderiam a votar nos outros candidatos de oposição a Daniel. Carlinhos está certo em tentar puxar a sardinha para sua brasa, mas esquece que ele próprio tem rejeição e não conseguiria atrair para si todos os votos dos outros candidatos. De qualquer forma, isso pode ajudá-lo a ter mais votos e sair mais forte para uma futura nova campanha.

Leia também:   Jovem de 23 anos morre em acidente na zona rural de São Mateus

 

DIREITA X ESQUERDA

Ao contrário de 2018, quando Bolsonaro conseguiu polarizar o País com um enfrentamento ideológico de direita versus a esquerda, parece que este ano esse discurso raivoso não está colando. De acordo com a maioria das pesquisas nas grandes capitais estaduais, os candidatos ligados a Bolsonaro estão em franca decadência. Os mais notórios são Russomano em São Paulo e Crivela no Rio de Janeiro. Aqui em São Mateus, Eliezer Nardoto, filiado ao PRTB do vice-presidente General Mourão, e Laurinho Barbosa, do PSL – partido pelo qual Bolsonaro foi eleito presidente, não deslancharam nas pesquisas. A conferir os resultados das urnas.

 

SUA MAJESTADE,

O ELEITOR

A campanha eleitoral para escolha dos novos dirigentes dos mais de 5.000 municípios brasileiros vai chegando ao fim. Milhares de candidatos a prefeito e a vereador destilaram nesse período ideias novas e outras mais velhas que o Brasil. Muita gente posando de “novo” e apresentando ideias velhas. Muita gente nova de fato e, por inexperiência, não conseguindo chamar a atenção do eleitor. Agora, todos os candidatos dizem respeitar Sua Majestade, o Eleitor. Muitos, depois das eleições, batem no peito e afirmam: o mandato é meu! E dane-se o povo. Precisamos de um Procon Eleitoral.

Leia também:   Polícia Federal deflagra operação em São Mateus e Serra com alvo na distribuição de drogas

 

ACEITA!

A apuração dos votos nas eleições dos Estados Unidos ainda vai demorar para ser concluída. No entanto, vários líderes mundiais já reconheceram a vitória de Joe Biden, que parece mesmo irreversível. Aqui, em terras tupiniquins, o vice-presidente Mourão já dá sinais de reconhecimento da vitória do democrata. Porém, o presidente Bolsonaro, insiste em não se pronunciar. Como diz o brasileiro, em sua essência histórica do mais alto bom humor, e inclusive adotada pelo próprio Bolsonaro quando em campanha: “É melhor já ir se acostumando!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here