DESVIANDO ATENÇÕES
A jornalista norte-americana Amy Westervelt publicou matéria no jornal The Guardian mostrando nova tática que estaria sendo usada pela poderosa indústria do petróleo com o objetivo de desviar o foco da crise ambiental e retardar o debate público sobre possíveis alternativas e soluções. Uma pena que um setor tão poderoso nos aspectos políticos, econômicos e até militares opte por turvar as discussões, ao tempo em que o mundo tenta encontrar saídas para o aumento da temperatura média do planeta. Enquanto isso, “a culpa é do fogo na Amazônia”.

Foto: Pixabay

FERROVIAS CAPIXABAS
Enquanto o empresário José Roberto Barbosa luta pela implantação da Ferrovia Minas-Espírito Santo, ligando Ipatinga ao futuro complexo portuário de São Mateus, as articulações de lideranças políticas e empresariais do centro-sul do Espírito Santo continuam intensas para viabilizar a construção de um ramal ferroviário ligando a Estrada de Ferro Vitória a Minas ao futuro porto de Presidente Kennedy. Para isso, essas lideranças querem utilizar recursos provenientes da renovação da concessão federal da Vitória a Minas na implantação da nova ferrovia do sul capixaba. Ou seja, José Roberto tem trabalhado em um projeto que prevê a aplicação de investimentos puramente privados, enquanto a iniciativa do sul se dá em cima de um arranjo com recursos públicos.

AVANTE
O empresário Marcel Carone continua circulando pelo ES buscando ampliar sua influência através da organização e expansão do partido Avante. Esta semana, ele esteve em Nova Venécia, para instalação do diretório municipal partidário. Em terras venecianas, o partido será presidido por Edvandro da São João e terá como vice-presidente o ex-prefeito local Adelson Salvador. Em São Mateus, Carone já manteve contatos com o empresário Rodrigo Azevedo, da Cozivip, mas não fechou a entrada dele no partido. Como se sabe, Rodrigo tem se movimentado visando disputar as eleições do próximo ano para deputado estadual.

Leia também:   Amadeu afirma que filiação ao MDB é um chamamento de Ricardo Ferraço com o aval de Casagrande

CEUNES
A comissão interna que organiza debates sobre a criação de uma Universidade Federal em São Mateus por desmembramento do Ceunes realiza mais um debate em formato de live no dia 23, às 19h. O tema é O ensino superior no norte do Espírito Santo: experiências de desdobramento. Os convidados são oriundos de universidades criadas a partir de desmembramento de centros. O presidente da comissão, professor Vander Calmon Tosta, detalha que foram convidados a administradora Denise Pinho Pereira (Universidade Federal Norte do Tocantins -UFNT), professora Kênia Ferreira Rodrigues (UFNT), professor Marlon Zortéa (Departamento de Biodiversidade da Universidade Federal de Jataí) e professor Sidnei Azevedo de Souza (ex-pró-reitor e atual diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal da Grande Dourados).

HABITAÇÃO
A Medida Provisória editada pelo Executivo nesta semana que cria o Programa Nacional de Apoio a Aquisição de Habitação para Profissionais da Segurança Pública, o Habite Seguro, foi pensada pelo presidente para profissionais de segurança pública. A ideia de abrir um crédito de R$ 100 milhões para os agentes de segurança que buscam a casa própria é totalmente válida. Agora, precisa o presidente pensar também nas demais categorias que englobam uma nação de sem-tetos para não parecer que ele está apenas pensando em fortalecer as suas bases eleitorais. No entanto, é preciso analisar que, ainda que tenha intenções políticas por trás, a medida é um avanço.

CÓDIGO ELEITORAL
Mesmo que a Câmara dos Deputados tenha concluído nesta semana a votação do Projeto de Lei Complementar 112/11, que cria o novo Código Eleitoral, alguns analistas políticos avaliam que o Senado não terá tempo de votar o texto a tempo de que as medidas ganhem validade a partir das eleições de 2022. Algumas das medidas, como por exemplo, a quarentena obrigatória para militares, policiais, promotores de Justiça e juízes que quiserem disputar as eleições a partir de 2022, além da autorização da prática de candidaturas coletivas para os cargos de deputado e vereador (eleitos atualmente pelo sistema proporcional), foram bem recebidas. Porém, outras medidas como o enfraquecimento da Lei da Ficha Limpa e a proibição da divulgação de pesquisas eleitorais na véspera dos pleitos são vistas como um retrocesso.

Leia também:   ELEIÇÕES 2024: Prazo para regularizar ou tirar Título de Eleitor vai até 8 de maio

CENSURA
O novo Código Eleitoral, que possui cerca de 900 artigos, é resultado do grupo de trabalho de reforma da legislação eleitoral, composto por representantes de diversos partidos. No entanto, a proibição da divulgação de pesquisas eleitorais na véspera dos pleitos é considerada inconstitucional por privar do eleitor o direito à informação. É notório que o grande eleitorado não tomará ciência dos últimos movimentos no tabuleiro eleitoral, mas os endinheirados com toda certeza terão acesso a essas informações, que pelo texto, se tornarão privilegiadas para poucos. Em mãos erradas, pode se transformar em arma e massa de manobra.

PENSÃO DE NETOS ADULTOS
Nesta semana, a Justiça do Distrito Federal desobrigou uma avó de pagar pensão alimentícia aos netos de 23 e 24 anos de idade. A mulher arcou com as despesas dos dois por 18 anos –mas eles queriam que ela continuasse a sustentá-los. A decisão é de segunda instância. Para desembargadores, “a manutenção dos alimentos nessas condições poderia incentivar o ócio dos beneficiários”.

Leia também:   ELEIÇÕES 2024: Prazo para regularizar ou tirar Título de Eleitor vai até 8 de maio

JUSTIÇA
O Senado avalia a criação do TRF 6, em Minas Gerais. O novo tribunal abrangerá apenas o estado de Minas Gerais e será formado com juízes e servidores do desmembramento do TRF da 1ª Região, em Brasília. Especialistas analisam que a nova corte pode trazer eventuais aumentos de despesas para o Judiciário Brasileiro. No entanto, uma nova corte de instância superior pode desafogar a Justiça em Brasília, agilizar decisões que se arrastam há anos e ainda trazer outros benefícios para o estado de JK.

FAKE NEWS
Ponto para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que devolveu a MP apresentada pelo governo federal que tratava do Marco Civil da Internet. Pacheco alegou insegurança jurídica e o gesto é considerado uma derrota do governo.

GOLPE DO MOTOBOY
O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou um banco a indenizar uma mulher de 80 anos em R$ 100 mil após ela ser vítima do golpe do motoboy. Após induzirem a cliente a erro confirmando seus dados por telefone, os golpistas fizeram várias compras num curto espaço de tempo. Na decisão, o juiz destacou que cabia ao banco comprovar que seu sistema era seguro e que tinha o dever de checar em tempo real as compras que fugiam do padrão.

LIVRES ATÉ SEGUNDA
Até a próxima segunda-feira, dia 20, Suzane von Richthofen, Anna Carolina Jatobá e Elize Matsunaga ficarão em liberdade. Elas deixaram a Penitenciária de Tremembé (SP) para a chamada “saidinha” temporária. Apesar de condenadas por crimes hediondos e o clamor da população contra a medida, esse tipo de benefício é legal. Desde 2020, após as mudanças do pacote anticrime, condenados por crime hediondo com morte não tem mais esse direito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here