PODEMOS

O vereador mateense Carlinho Simião esteve nesta semana em Vitória, quando o Podemos do Espírito Santo recebeu a visita da presidente nacional da legenda, a deputada federal Renata Abreu, de São Paulo. Ele destacou que o evento reuniu os integrantes do partido no exercício de cargos eletivos de todo o Estado, além de filiados e interessados para uma conversa sobre o futuro do Podemos e a atuação nas próximas eleições. O partido já discute como caminhará na disputa, tentando fortalecer as bases no Estado. A nível nacional, o senador Álvaro Dias cogita disputar o Palácio do Planalto. No Estado, o maior expoente do partido é o senador Marcos do Val, que evita falar abertamente sobre como caminhará nas eleições de 2022.

TÁ ON!

O deputado federal Josias Da Vitória tá on! Segundo informou a esta coluna, já está paga a emenda no valor de R$ 100 mil que ele destinou para a Apae do Município. “Os recursos serão aplicados na manutenção das atividades prestadas pela entidade e vão garantir atendimento a quem precisa” – escreveu o parlamentar, que coordena a bancada federal capixaba no Congresso Nacional.

SEDE PRÓPRIA

O presidente da Câmara de São Mateus, vereador Paulo Fundão, anunciou a assinatura de contrato para a elaboração do projeto da construção da sede própria do Legislativo mateense. A proposta é iniciar as obras ainda em 2021. O contrato foi assinado em Vitória com o arquiteto Gregório Repsold, que deve apresentar uma planilha em breve. Depois da apresentação, os vereadores pretendem se reunir com o prefeito Daniel Santana para tratar dos detalhes do projeto. “Assinaremos aqui um compromisso com o prefeito e já lhe entregaremos R$ 1 milhão”, antecipou o presidente. O dinheiro é resultado de economias dos repasses mensais da obrigação constitucional para a Câmara.

Leia também:   Polícia Federal deflagra operação em São Mateus e Serra com alvo na distribuição de drogas

CÂMARA

O imóvel onde funciona a sede atual do Legislativo de São Mateus é utilizado em regime de comodato com a Suzano. O presidente Paulo Fundão entende que fica distante da área central da cidade e que os parlamentares carecem de espaços mais amplos e infraestrutura para melhor atender as atividades legislativas e administrativas. Ao assumir o mandato e a presidência da Mesa Diretora, Paulo Fundão apontou como uma das prioridades da gestão erguer a sede própria da Câmara. O terreno, doado pela Prefeitura com esta finalidade, está situado entre o Cartório Eleitoral e a sede da Justiça Federal do Município, no Bairro Ideal.

ADECI DE SENA

O vereador Adeci de Sena, que precisou se ausentar do trabalho legislativo por 15 dias para realizar uma cirurgia de catarata, já retomou os trabalhos nesta semana. Conforme explicou, ainda será preciso fazer mais um procedimento cirúrgico, pois exames oftalmológicos apontaram que a catarata acometeu ambas as vistas, comprometendo a visão. Adeci aproveitou para parabenizar o Governo do Estado e a Secretaria Estadual da Saúde, que recentemente implantou o Centro Cirúrgico Oftalmológico no Hospital Municipal de Conceição da Barra, onde o vereador realizou o procedimento.

SAÚDE FÁCIL

O Centro Oftalmológico em Conceição da Barra proporciona celeridade aos atendimentos especializados a 14 municípios do Norte do Espírito Santo, dentre eles, São Mateus, acabando com o incômodo deslocamento dos pacientes do interior até a capital. Foi uma luta encampada pelo prefeito Mateusinho Vasconcelos desde 2020, época em que assumiu como prefeito interino do Município. Eleito para o primeiro mandato no Executivo Municipal, ele não descansou até conseguir a liberação dos serviços junto ao governador Renato Casagrande. A luta agora, segundo o próprio Mateusinho, é estruturar o Hospital de Conceição da Barra com mais serviços, como por exemplo, contratar mais médicos, implantar unidades de tratamento intensivos e colocar a maternidade para funcionar.

Leia também:   Endrick premia Brasil com vitória sobre a Inglaterra na estreia de Dorival Júnior

NÃO QUERO!

Você já deve ter recebido nos últimos dias ligações de algum serviço de telemarketing oferecendo produtos que você não tem interesse. Mesmo dizendo não por várias vezes, a atendente insiste em vender determinado produto. Não adianta bloquear o número, ficar sem atender ou mesmo recusar as ligações. O serviço é eficiente. O que fazer então? Uma saída é recorrer a uma ferramenta criada pela Anatel e se cadastrar para não receber ligações de telemarketing. Depois de feito o cadastro do telefone, as empresas têm 30 dias para parar de ligar. A ferramenta, chamada de Não me Perturbe e disponível no site da Anatel, permite, de forma fácil e gratuita, evitar promoção de vendas e serviços por meio de contato telefônico provenientes exclusivamente das prestadoras de serviços de telecomunicações.

FRONTEIRAS

REABERTAS

O Conselho Europeu –que reúne os governos dos 27 membros da União Europeia– ampliou de 8 para 12 a lista de países dos quais viajantes podem entrar livremente no bloco, abrindo suas portas para quem chega dos Estados Unidos. O Reino Unido, embora tenha taxa menor de novos casos de coronavírus que a americana, não foi incluído por apresentar um crescimento importante de casos da variante delta, mais contagiosa. A nova relação leva em conta um relaxamento dos critérios usados para proibir a entrada de quem vem de fora da UE, em 20 de maio, e vale para a zona Schengen –que inclui Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. O patamar máximo estabelecido é de 75 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes em 14 dias –no Brasil, o número mais recente computado pelo centro de controle de doenças europeu é 443/100 mil, em alta.

Leia também:   Seis pessoas estão desaparecidas e Defesa Civil registra 19 mortes após chuvas no Espírito Santo

ROUBOS E ACIDENTES

Levantamento, que analisou 130 mil fretes e mais de 300 sinistros, de 2018 a 2020, aponta que 76% dos sinistros de cargas registrados no período tiveram origem em acidentes e 24% foram relacionados a casos de roubo. A análise aponta que os trajetos com origem no Nordeste em direção ao Sul são os que têm os maiores índices de sinistralidade das cargas. O levantamento apontou também um grande risco nos trajetos entre Nordeste e Sudeste e do Sudeste com direção ao Norte e Nordeste. A pesquisa mostra que o maior risco está na rota originada no Rio de Janeiro com destino a São Paulo, seguida pelos trajetos de Minas Gerais com direção à capital paulista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here