PANDEMIA

O presidente, corriqueiramente, recorre a uma inverdade para justificar a inação do governo federal diante do avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, que atualmente já representa um perigo para o mundo. A interpretação seletiva das decisões judiciais que definem obrigação de estados e municípios é a tentativa desesperada de evasão da responsabilidade do governo federal, tentando tampar o sol com a peneira e fechando os olhos para os milhares de mortos e para o colapso do sistema de saúde.

 

MUDANÇA DE RUMO

O que se comenta pelos quatro cantos da nação, até no mundo, é que, após o discurso do ex-presidente Lula, feito nesta semana, foi notada uma mudança comportamental no presidente Jair Bolsonaro. Ele, por exemplo, imediatamente ao final do discurso de Lula na quarta-feira, apareceu em um evento público usando máscara, aquele objeto que ele sempre desprezou e que é defendido por cientistas como o principal equipamento de proteção contra a contaminação. Também se mostrou a favor da vacina. No entanto, mentiu descaradamente para os seus seguidores ao afirmar que nunca havia se referido à pandemia como uma gripezinha. Ora, ora, senhor presidente!

 

RESTRIÇÕES

A única certeza que temos neste momento é que devemos aumentar o isolamento e o distanciamento social, o uso da máscara, os cuidados com a higiene das mãos, contribuindo, dessa forma, para que o vírus deixe de circular. Essa pandemia vai passar logo se todos contribuírem. A previsão das autoridades sanitárias é que o pior ainda está por vir justamente pela ausência de uma coordenação federal de enfrentamento à pandemia desde o início, deixando estados e municípios remando sozinhos, cada um com a sua própria bússola.

Leia também:   PM apreende crack, maconha e dinheiro em Pedro Canário

 

VACINAS

Enquanto o governo federal não se organizou para a compra antecipada de vacinas, os governadores do Consórcio Nordeste esperavam fechar ontem a compra de 39 milhões de doses da Sputnik V, da Rússia. Inclusive o governador do Piauí, Wellington Dias, revelou que conseguiu um “desconto”, porque o Ministério da Saúde está pagando mais caro por essa vacina. Segundo ele, o governo federal demorou mais para fazer um acordo com o laboratório russo, Gamaleya, que desenvolveu o imunizante. O governador piauiense afirmou que o Consórcio Nordeste pagará 9,95 dólares por cada dose da Sputnik V, adquirindo as 39 milhões de doses. Já o Ministério da Saúde pagará 13 dólares e só conseguirá 10 milhões de doses. Essa vantagem do Consórcio acontece porque as negociações foram feitas desde 2020, segundo o próprio Wellington Dias, que é o presidente do Consórcio.

 

ESPÍRITO SANTO

No Espírito Santo, o governador Renato Casagrande afirmou que negocia a compra de vacinas Sputinik V. No entanto, o grande desafio neste momento é que o Estado não acha doses disponíveis para comprar, nem mesmo de laboratórios que produzem outros imunizantes contra a covid-19. Ao contrário do Consórcio Nordeste, que se antecipou nas negociações, os demais estados brasileiros ficaram amarrados a uma questão legal, já que o governo federal somente nesta semana promulgou uma lei autorizando estados, municípios e a iniciativa privada a comprarem as próprias vacinas.

Leia também:   Polícia Civil prende mulher apontada como uma das mais procuradas de município capixaba

 

MAIS EMPRESAS

Em pronunciamento na Câmara de São Mateus na sessão desta semana, o secretário de Governo, Delcimar de Oliveira, afirmou que uma grande rede hoteleira pretende instalar dois hotéis de luxo no Município, um em Uruçuquara e outro em Guriri. O secretário também disse que o Município tem a pretensão de que a sede da Marcopolo seja transferida de Caxias do Sul para São Mateus até 2022, o que segundo ele poderia gerar mais de 3.500 empregos diretos com a produção de cerca de 5.000 veículos por ano. Ele frisou ainda que as empresas fornecedoras da Marcopolo já estariam se articulando para se instalarem no Polo Industrial do Município, localizado no Bairro Rodocon.

 

MÃO-DE-OBRA

Ainda na sessão, o secretário de Governo Delcimar de Oliveira frisou que o Município já estuda uma maneira de preparar mão-de-obra local para atender às demandas dessas empresas. Segundo ele, a condicionante para que essas empresas se instalem em São Mateus é que elas contratem 80% da mão-de-obra local. Para isso, o Município faz gestões para preparar a oferta de 11 cursos técnicos profissionalizantes.

Leia também:   Suspeito de tentativa de homicídio em Vila Valério é preso em São Gabriel da Palha

 

MARCOPOLO

Em resposta à Coluna Informe TC, a assessoria de comunicação da Marcopolo afirmou que não existe, atualmente, nos planos da empresa, projeto de transferência das operações da Marcopolo de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, para São Mateus. “Tudo seguirá como está”, frisou. Mas essa especulação é recorrente em São Mateus desde que aqui se instalou a empresa gaúcha.

 

PETROBRAS

Alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro, a Petrobras anunciou nesta semana a proposta de aumentar em 8,57% o valor reservado para remunerar seus administradores no período entre abril de 2021 e março de 2022. Ao todo, serão separados R$ 47 milhões para complementar salários, benefícios e bônus pelo desempenho. Segundo a empresa, o aumento corresponde à provisão para o programa de remuneração variável de 2020, quando a companhia registrou lucro de R$ 7 bilhões. Enquanto isso, o brasileiro amarga aumentos sucessivos nos preços dos combustíveis, que deverão repercutir ainda nos preços dos alimentos, e consequentemente, na inflação.

 

 

Foto do destaque: Pedro Ladeira/Folhapress

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here