NOVOS RUMOS

Eleito e reeleito prefeito pelo PSDB, o prefeito Daniel Santana está tomando novos rumos partidários. Recentemente, ele se desfiliou do partido dos tucanos. Ele ainda não falou sobre as razões dessa mudança. Enquanto isso, não falta quem diga que sua nova opção será definida em função do quadro político que começa a se desenhar para a eleição para governador em 2022. A conferir.

SAÚDE NO ES

O governador Renato Casagrande autorizou nesta semana o início da segunda fase das obras do Hospital Estadual Geral de Cariacica. O investimento total é da ordem de R$ 150 milhões e o prazo de execução da obra é de pouco mais de 3 anos. O novo investimento na saúde contribui para o sistema hospitalar público do Espírito Santo. No entanto, o povo do norte capixaba continua aguardando que se torne realidade a construção do novo prédio do Hospital Roberto Arnizaut Silvares o que permitiria ampliar a sua capacidade de atendimento e resolutividade.

VIAÇÃO SÃO GABRIEL

A Viação São Gabriel continua a atender a população mateense de forma precária. Desta vez, são os acadêmicos e profissionais do Ceunes e Ifes que reclamam dos serviços do transporte coletivo urbano. Nesta semana, a bióloga e pesquisadora do Ceunes, Marielle Oliveira Sá, usou a tribuna da Câmara de São Mateus para pedir a melhoria do serviço. Segundo ela, as atuais linhas não atendem estudantes e servidores que continuam a frequentar as instituições, localizadas na Avenida do Conhecimento. Aos vereadores, Merielle relatou que atualmente existem apenas duas linhas: Villages x Hospital Roberto Silvares e Litorâneo x Aviação. Segundo ela, essas linhas não passam no ponto localizado defronte às instituições, o que acaba colocando servidores e estudantes em risco porque eles têm que atravessar a BR-101 para utilizar o serviço.

SUPERLOTAÇÃO

O vereador Cristiano Balanga aproveitou a reclamação da bióloga Marielle e lembrou que os estudantes e servidores sempre sofreram com a superlotação no transporte coletivo urbano em São Mateus e, agora, em tempos de pandemia do novo coronavírus, “a empresa continua a não atender”. Ele se colocou à disposição para tentar resolver o problema junto à Viação São Gabriel. A vereadora Ciety Cerqueira também se pronunciou sobre o assunto e se mostrou preocupada com as mulheres que frequentam esses locais. O presidente da Câmara de São Mateus, Paulo Fundão, disse que a tribuna sempre estará à disposição dos moradores do Município.

Leia também:   Câmara quer agilizar procedimentos para iniciar a CPI da Viação São Gabriel

UNIÃO

Nesta semana, os vereadores tiveram uma reunião com secretários municipais com o objetivo de costurar a união entre os poderes tão falada no início do mandato. A reunião, realizada na Câmara de São Mateus na manhã do dia 27, serviu para os vereadores apresentarem aos secretários os principais projetos que tramitam na Casa, além das principais demandas dos munícipes. Apesar de se colocarem à disposição para solucionar as demandas, os secretários ressaltaram as dificuldades financeiras de cada pasta. Com isso, os vereadores se comprometeram a buscar as parcerias necessárias junto aos governos estadual e federal por meio das emendas parlamentares.

APROXIMAÇÃO

De fato, essa reunião é importante e serve para confirmar a aproximação entre os poderes Legislativo e Executivo. O presidente da Câmara de São Mateus, Paulo Fundão, lembra que os poderes devem ser harmônicos, porém independentes. “Estaremos irmanados em um mesmo objetivo, que é servir a sociedade, porém, sem sermos subservientes” disse.

BOLSONARO vs. VACINA

A impressão que o presidente Jair Bolsonaro deixa na população brasileira, com suas inúmeras tentativas de boicotar a vacinação no Brasil, é de que ele teme o sucesso da imunização, já que defendeu com tanto vigor o uso do tratamento precoce com medicamentos que não tiveram sua eficiência comprovada. Mas ele poderia dar uma guinada em sua estratégia de rota de colisão com a vacina e passar a apoiá-la, dando instrumentos para que a imunização seja cada vez mais crescente no País. Inclusive, o Instituto Butantan veio a público afirmar nesta semana que poderia exportar 54 milhões de doses da Coronavac se o Governo Federal não se manifestar sobre a compra das vacinas.

Leia também:   Câmara quer agilizar procedimentos para iniciar a CPI da Viação São Gabriel

ALÍVIO?

No entanto, ontem, o diretor do Butantan Dimas Covas afirmou que o Ministério da Saúde já teria se manifestado a favor da compra do lote das 54 milhões de doses da Coronavac, com previsão de assinar o contrato na terça-feira, 2 de fevereiro.

BARES E RESTAURANTES

Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro foi ao Ministério da Economia, acompanhado do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Paulo Solmucci, para tratar de medidas de socorro ao setor, que foi fortemente impactado pelas restrições impostas durante a pandemia de covid-19. Uma das demandas foi a prorrogação da carência para pagar os empréstimos no âmbito do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), criado em meio à pandemia. Além disso, os micro e pequenos empresários, enquadrados no Simples Nacional, querem ajuda para pagar os impostos, sob o risco de serem desenquadrados do regime.

BEM

Outro pedido da Abrasel é a revisão do Benefício Emergencial (BEM), também criado durante a pandemia, que permite reduzir jornada e suspender contrato de trabalho de funcionários sem perder o vínculo empregatício. Segundo o presidente Bolsonaro, as demandas serão estudadas e anunciadas em até 15 dias. Donos de bares e restaurantes aguardam um desfecho satisfatório para não terem que dispensar funcionários, principalmente neste momento que parece ser de retomada das atividades com a chegada da vacina.

PERSPECTIVAS PARA 2021

O ano de 2020 foi atípico, marcado por incertezas, transformações e, principalmente, amadurecimento dos negócios. É com essa bagagem que CEOs de empresas do Brasil compartilham as tendências e as oportunidades para mercados que prometem crescimento em 2021.

  • Mobilidade: Tomás Martins, CEO e cofundador da Tembici, acredita em uma revolução a vir que certamente acelerará ainda mais a mudança nos hábitos de consumo e mobilidade, abrindo oportunidades em especial para pequenos e médios empresários. Cidades inteligentes com bikes elétricas e tecnologia no transporte coletivo estão no topo da lista.
  • Alimentação: Para Isaac Paes, CEO do OiMenu, apesar de 2020 ter sido um ano duro em diversos sentidos, a adoção do isolamento social como estratégia para conter o avanço da covid-19 acabou favorecendo o setor de alimentação e fez com que o desenvolvimento de anos em inovação fosse acelerado em apenas um. Autoatendimento, delivery e QR Code são grandes tendências neste mercado.
  • Educação: Para o CEO Nick Barnett, em 2021 o estudo online não será uma tendência, mas sim uma realidade, seja com intuito de buscar novos conhecimentos, aperfeiçoar-se no trabalho, ou até mesmo como um momento de lazer para muitos brasileiros depois da pandemia.
  • Saúde: A procura por soluções para o setor da saúde cresceu mais de 1500% em 2020, fazendo o número de consultas online saltar de 5 mil para 50 mil nos primeiros dez meses do ano. O movimento mostrou que saúde emocional não é vista mais como um tabu ou um luxo, mas um pilar central da responsabilidade corporativa de empresas de sucesso. Para Rui Brandão, o contexto atual marcado pela pandemia do coronavírus e crise econômica, reforçou a necessidade de atenção com a saúde emocional tanto das pessoas como das organizações.
  • Finanças: Para Bruno Sayão, CEO da IOUU, a pandemia impulsionou ainda mais as fintechs no Brasil, pois a capacidade de inovar está na raiz do surgimento dessas empresas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here