. Cássio

O ex-presidente da Associação dos Empresários do Litoral Norte (Assenor) Cássio Caldeira é o atual presidente do partido Progressistas. Segundo Cássio, o ex-prefeito Amadeu Boroto, que também é filiado ao Progressistas, já lhe afirmou que não será candidato nas eleições deste ano. Assim o próprio Cássio está assumindo a condição de pré-candidato a prefeito de São Mateus. Para isso, já está em campo visitando lideranças.

. Funil

Cássio diz que o número de pré-candidatos a prefeito é muito alto e acredita que haverá um funil que reduzirá esse quadro. Ele próprio coloca a sua pré-candidatura como um projeto subordinado ao que chama de interesses maiores de São Mateus. E defende que o município deve construir uma agenda de desenvolvimento.

. Meta mínima

O Progressistas é liderado no Espírito Santo pelo ex-deputado federal Marcus Vicente, aliado do governador Renato Casagrande. Cássio afirma que o partido tem como meta mínima eleger dois vereadores nas terras mateenses. Atualmente estão filiados os vereadores Jorginho Cabeção, Jozail dos Bombeiros, Antônio Temperinho e Jerry Pereira. Além desses, tem também mais dois pré-candidatos a vereador que despontam no grupo: o advogado Paulo Fundão, que foi muito bem votado na eleição de 2016, e a soldada Farina.

. Eliezer

O historiador Eliezer Nardoto também tem feito sua caminhada como pré-candidato a prefeito de Sama. Ele, que já disputou a prefeitura em 1982 e também já foi secretário municipal por vários anos, diz que tem visitado as famílias em busca de apoio. Eliezer afirma que tem sido muito bem recebido e encorajado a seguir em frente. E ressalta que não irá procurar neste momento empresários de destaque ou outras lideranças partidárias, pois quer primeiro chegar ao povo.

Leia também:   Homem morre ao cair e bater a cabeça em meio-fio em Boa Esperança

. Pinheiros

O advogado Tadeu Sá também está em campanha por sua pré-candidatura a prefeito de Pinheiros. Vereador por vários mandatos, Tadeu é nome bem conhecido da comunidade pinheirense, tendo inclusive sido presidente da Câmara Municipal.

. Novo líder

Dary Pagung, que estava interinamente como líder do governo na Assembleia Legislativa, foi oficializado no posto pelo governador Renato Casagrande nesta semana.  O antecessor era o deputado Freitas, suplente do deputado Bruno Lamas que ocupava o cargo de secretário estadual de Trabalho e retornou para a vaga em abril deste ano. Cabe ao líder do governo encaminhar e defender os projetos do Executivo enviados ao Parlamento, entre outras prerrogativas. Dary Pagung é advogado, pós-graduado em Direito Público e está em seu quarto mandato consecutivo como deputado estadual. É natural de Baixo Guandu, no centro-oeste do Espírito Santo, onde foi eleito vereador por duas vezes, em 1996 e 2004.

. Representatividade

Com a saída de Freitas, pela primeira vez em muitos anos São Mateus está sem nenhuma representatividade na Assembleia Legislativa, ou no Congresso Nacional. Com mais de 130 mil habitantes, São Mateus é o 7º mais populoso município capixaba e já teve na Assembleia nomes como Jorge Daher, Carlinhos Lyrio, Paulo Roberto e Freitas, além de Dr. Jorge Silva, na Câmara dos Deputados em Brasília. Com isso as eleições municipais deste ano são prato cheio para os ditos paraquedistas da política, que se aproveitam do momento para angariar votos. Mas, depois, o compromisso deles é com as cidades de origem. Com a convergência de projetos ambiciosos, como um porto em Uruçuquara, torna-se cada vez mais salutar que o Município tenha representatividade nas duas Casas para que os investimentos em infraestrutura possam chegar à região.

Leia também:   PM apreende crack, maconha e dinheiro em Pedro Canário

. Prazos eleitorais

Os candidatos a prefeito e vereador nas eleições deste ano conhecerão os valores que poderão ser utilizados nas campanhas no dia 31 de agosto. Esta é a data final que a Justiça Eleitoral tem para apresentar o limite de gastos estabelecidos para cada cargo eletivo em disputa. Já o prazo final para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, inicialmente definido para 15 de agosto, passou para o dia 26 de setembro.

. Pesquisa do TSE

Uma pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral com cidadãos ajudará a definir metas para 2021. O objetivo é tornar o processo de elaboração das metas mais participativo, procurando saber o que os eleitores pensam sobre esse ramo de Justiça Especializada e o que ela pode fazer pelo País. Entre as metas nacionais para todos os segmentos da Justiça, estão: julgar mais processos que os distribuídos; julgar processos mais antigos; priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra a Administração Pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais, entre outros. O prazo da consulta termina em 29 de julho.

Leia também:   Homem é assassinado a tiros na zona rural de Nova Venécia

. Sucesso

O festival delivery de São Mateus está despertando o interesse de outros municípios. Tanto é que após a primeira semana, a assessoria do deputado Marcelo Santos, presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (CoinfraES), entrou em contato com os idealizadores para saber mais detalhes sobre o projeto, que valoriza principalmente os pequenos empreendedores em tempos de pandemia. A ideia é levar a ação para outros municípios capixabas.

. Pequenos negócios

Prioridade nas compras governamentais para as pequenas empresas é uma das propostas do projeto de lei apresentado nesta sexta-feira (17) pela deputada Iriny Lopes na Assembleia Legislativa. Entre outras medidas, propõe também a facilitação do acesso ao créditos e redução de taxas de juros de dívidas. De acordo com a proposta, a medida valeria pelo período de 2 anos. A justificativa é ajudar micros, pequenas e médias empresas, além do terceiro setor, que sofreram perdas financeiras com a pandemia do novo coronavírus. Se a proposta passar, com toda certeza será um alívio para os pequenos negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here